Poucos consumidores sabem as diferenças entre os vários tipos de gasolina

Diz o engenheiro Gaston Schweizer, da STP, que trabalhou 23 anos numa companhia petrol¡fera e chegou at‚ a fazer an lises de gasolina para a equipe Ferrari de F¢rmula 1.

No Brasil, existem quatro tipos de gasolina para autom¢veis e motos, e poucos consumidores sabem as diferen‡as entre elas. Aqui, temos a gasolina comum, a aditivada, a premium e a podium (exclusiva dos postos BR). A gasolina comum tem ¡ndice anti-detonante (octanagem) de 87 octanas e nÆo possui aditivo. A gasolina aditivada tamb‚m tem 87 de octanagem e j  vem com aditivos da companhia petrol¡fera; a premium tamb‚m ‚ aditivada e tem 91 octanas; e a podium, da Petrobr s, tem 95 octanas. Todas contˆm 25 % de  lcool anidro misturado. Segundo o especialista em combust¡vel, Gaston Schweizer, consultor t‚cnico da STP, o problema ‚ que as gasolinas aditivadas tˆm uma quantidade muito pequena de aditivo, que nÆo ‚ suficiente para manter o sistema de alimenta‡Æo limpo.
A gasolina aditivada surgiu h  cerca de dez anos no pa¡s, por causa da chegada da inje‡Æo eletr“nica, presente hoje em todos os carros novos. “O carro com inje‡Æo eletr“nica que usa gasolina comum pode ter maior forma‡Æo de dep¢sitos no motor, perda de desempenho e poluir mais”, diz. J  as gasolinas de alta octanagem, como a premium e a podium, sÆo indicadas para carros com alta taxa de compressÆo e ve¡culos importados de alto desempenho. “Mas elas tamb‚m tˆm quantidade pequena de aditivo para limpeza do sistema”, esclarece o consultor.
Para melhorar as caracter¡sticas dos v rios tipos de gasolina dispon¡veis no mercado, a STP criou aditivos adequados para cada tipo de combust¡vel e uso. Para aumentar a quantidade de aditivo da gasolina aditivada, premium ou podium, uma op‡Æo ‚ usar o Gas Treatment a cada abastecimento. O produto evita a forma‡Æo de impurezas e borras e mant‚m limpo o sistema de combustÆo, al‚m de reduzir o consumo e a emissÆo de poluentes e restaurar a potˆncia do motor. No caso de ve¡culos que j  apresentam problemas de forma‡Æo de res¡duos no sistema, o ideal ‚ usar a cada 3 mil quil“metros um frasco de Fuel Injector Cleaner no tanque, um tratamento superconcentrado para limpeza de bicos injetores e do sistema de inje‡Æo de combust¡vel.

Para os consumidores que querem aumentar a octanagem da gasolina aditivada, o produto indicado ‚ Octane Booster, um potencializador de octanagem que melhora a queima do combust¡vel. O produto tamb‚m evita a batida de pino e reduz o consumo de combust¡vel. O Octane Booster deve ser usado a cada abastecimento. “Usando esses tratamentos, o consumidor garante maior vida £til para o seu carro”, finaliza o especialista em combust¡vel da STP.