Prefeitura de Santo André(SP) ministra curso sobre trânsito e cidadania

Profissionais da ONG Criança Segura Safe Kids Brasil serão responsáveis por sensibilizar participantes para a questão da prevenção de acidentes

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Segurança de Trânsito (DST) da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), ministrará nos dias 1 e 2 de setembro, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, curso sobre trânsito e cidadania. O encontro objetiva a prevenção de acidentes com foco na criança pedestre.

O curso, com duração de 16 horas, é voltado a profissionais da Educação, como diretores, assistentes pedagógicos de Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creches e Ejas (Educação para Jovens e Adultos), além de vice-diretores de Educação Fundamental. Aos participantes serão fornecidos almoço e estacionamento gratuitos. Ao final, todos receberão certificado de participação.

A oficina será ministrada por profissionais da ONG (Organização Não Governamental) Criança Segura Safe Kids Brasil – dedicada a promoção da prevenção de acidentes a crianças entre 0 e 14 anos – e por integrantes da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987 e presente atualmente em 19 países (no Brasil atua desde 2001). O intuito é sensibilizar escolas e professores para a questão da prevenção de acidentes, desenvolvendo plano de ação para melhoria do trânsito da cidade, com foco na criança pedestre.

Os interessados em participar deverão se inscrever entre os dias 9 e 14 de agosto pelo e-mail arnaum@santoandre.sp.gov.br. Na inscrição deverá constar nome da unidade escolar, nome do participante, cargo e função. Somente será aceita a inscrição de um representante por escola, pois o número de vagas é limitado.

Números – Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Do total de 5.500 vítimas fatais e 140 mil hospitalizações ao ano decorrentes de acidentes de trânsito, afogamentos, quedas e queimaduras, entre outros, 2.500 e 20 mil, respectivamente, envolvem crianças e adolescentes.

SERVIÇO: Curso sobre Trânsito e Cidadania
Data: 1 e 2 de setembro de 2010, das 8h30 às 12h, e das 13h30 ás 17h
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento (Travessa Juquiá, altura do nº135 da Rua Juquiá, Vila Eldizia). Grátis