Publicidade

Reportagem de Isaac Toledo

– A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) abre as inscrições para a décima edição do Prêmio CET de Educação no Trânsito no próximo dia 25 de junho. Podem concorrer residentes no município de São Paulo que tenham 16 anos ou mais. O concurso é dividido em várias categorias e as inscrições vão até o dia 25 de agosto de 2018.image001

O campeão brasileiro de motovelocidade e instrutor de pilotagem, Nenad Djordjevic, acredita que o conhecimento do trânsito é importante para todos, pois somos participantes ativos dele. “A educação no trânsito deveria ser aplicada desde o ensino infantil e ser estendida para todos os outros grupos, mesmo aqueles que não estão em condições de se habilitar”, fala o instrutor. Djordjevic acha que iniciativas desse tipo são importantes para a conscientização da população, mas afirma que do ponto de vista prático, é inócuo esperar uma mudança significativa para o trânsito.

O jornalista João Pedro Pavanin é especialista em transporte automotivo e realizou seu trabalho de conclusão de curso sobre segurança veicular. Ele alerta para dados do Observatório Nacional de Segurança Viária que apontam 90% dos acidentes de trânsito sendo causados por negligência e/ou imprudência. Para João, é importante informar a população. “Pensando na educação e formação de condutores mais conscientes, campanhas como a da CET são uma tentativa de gerar um ambiente no mínimo mais educado no trânsito, na medida em que engloba diferentes faixas etárias da sociedade,” afirma.

Publicidade

Prêmio CET

O tema do Prêmio CET de Educação no Trânsito deste ano é “O respeito ao pedestre faz o trânsito mais seguro, afinal todos somos pedestres!”. O número de inscritos desde a primeira edição, em 2009, aumentou exponencialmente. Naquele ano foram apenas 83 inscritos e no ano passado o número de trabalhos inscritos passou de 11 mil. Se você se interessou pela assunto e quer saber mais, visite o site da CET para conferir o edital. E se você se inscrever, boa sorte!!!

Separador_motos