Foto: Bitenca

Preparação, Especial com Renavan

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Queria uma ajudinha de vcs – olha só eu tinha mexido no motor da minha CG 150 so no cabeçote e cdi ela tinha ficado boa tava andando legal. Mais como começei a competir vi que ela nao tava andando tanto dai eu comprei umas peças a mais. Comando Bravo, carburador XR200 e deixei o motor original com medida de 0.25. Ela tbm tem o volante magnetico aliviado. Queria saber pq quando começo acelerar, ela da uma pequena engulidinha, minima mesmo, dai abre giro legal, mais ela n ganho mais força ta = qnd mexi so no cabçote, oque eu poço fazer pra ela ter + força e rendimento ?? ela é uma Titam 150.. Da uma ajuinh ae por favor. Obrigado!!!! aguardo resposta. Handerson, 20, Imbuia, SC.

R: Handerson, essa hesitação ou engulidinha como você diz é da característica do comando “bravo”. Ele puxa a faixa útil de trabalho do motor para cima e é necessário que a ignição acompanhe.
Você não diz se está usando ignição sem “corte”. Seria o caso para permitir que seu motor aproveite todo potencial do comando e a alimentação adicional que a carburação maior permite. A faixa de utilização útil do motor deve subir e esse buraco representa o ponto de onde o comando vai começar a sintonizar o fluxo de gases para o aumento de performance. A ignição tem que aumentar a curva de avanço sem cortar na faixa normal da moto original. Se esse cdi que você está usando já não utiliza o “corte”, você pode avançar alguns graus (até uns 5º) o sensor de disparo do magneto de forma que o mapeamento do avanço corresponda ao do comando, ai seu motor vai gritar, sai de baixo…
Boa sorte.

Foto: Divulgação Gas Gas

Foto: Divulgação Gas Gas

Bitenca, Sua dica foi muito boa mano ajudou pra caranba, mas estou com outro agora. Entao assim: ela esta com problema de final agora, o CDI é de competiçao sem corte, mano. Quando eu tiro o cano que vem do filtro de ar ate o carburador ela vira o motor do avesso nao corta, mas se eu colocar o cano ela começa a oscilar, tipo achei que era da caixa do filtro arranquei ele fora e nao resolve se eu colocar o cano ela pifa sem cano funciona, coloquei mangueira maior e reta tambem pifa o que voce acha que pode ser ? ahh ela tbm ta jogando combustivel fora quando ela esta em auta rotaçao, se voce colocar a pauma da mao uns 10 cm do carburador ele lava sua mao de conbustivel o que eu poderia fazer. se poder me ajuda ficarei muito agradecido. tenho corrida no proximo fim de semana espero conseguir acertar ela ate la . Obrigado!

R: Handerson, seu carburador não é o original, e como seu comando é especial deve estar ocorrendo um descasamento de fase entre a freqüência de sintonia da caixa de ar com a do comando. Pelo que entendi se você coloca o tubo que liga a caixa de ar no carburador o motor não sobe de giro, correto?. Se for isso não use a caixa de ar, nem o tubo que os conecta. (cuidado, use a moto em pista, sem poeira…) Procure uma corneta para colocar na boca do carburador, isso vai melhorar a velocidade do ar pelo venturi e a aceleração deve melhorar mais ainda. Capriche no óleo porque seu motor virando do avesso, como você diz, judia dos mancais, cilindro/ pistão, anéis e rolamentos. Abraços

Muito obrigado Bitenca, vc é o cara…

Senhores, possuo uma XT660 e ela me satisfaz completamente, pro meu uso é perfeita. Porém estou com a intenção de troca-la em alguma moto mais “especial”, tipo uma WR ou coisa do tipo, mas como apenas alguns modelos desses tipos de moto possuem renavam e podem ser emplacados, acabo ficando com poucas opções. Queria saber de vocês se a GasGas possui algum modelo que possui renavam e consequentemente possa ser emplacado, pois o vendedor me disse que elas tem renavam e podem ser emplacadas, porém o lote que ele tem lá na loja é o ultimo lote que vai ter renavam, achei estranho e por isso a dúvida. Sei que com essas motos meu conforto pra viagem vai ser outro e também a autonomia vai diminuir bastante, mas é o preço que vou ter que pagar. Obrigado, Abraço Leonardo, 22, São José do Rio Preto, SP

R: Leonardo, o problema é quanto à nova lei de emissões. Os fabricantes para a linha 2009 têm que cumprir normas que as motos de competição não conseguem abranger. Isso explica o fato de que as novas Gas Gas não poderão ser emplacadas se saírem com ano de fabricação 2009 em diante, isso se o fabricante quiser manter as características normais de uma moto especial de enduro. Mesmo as novas injetadas não vão passar nessa nova norma pois os catalisadores usados para filtragem dos gases da exaustão são necessários à homologação e restringem em muito o desempenho. Abraços.

Bitenca, Mas e quanto ao caso delas possuírem ou não renavam e poderem ser emplacadas, digo as 2008 ou esse lote ao qual o vendedor se referiu ? Será que elas realmente possuem renavam ? E onde eu posso buscar esse tipo de informação ? Se um modelo de moto possui renavam ? Obrigado, Abraço Leonardo

R: Se o fabricante registra a moto para ser emplacada o revendedor tem essa informação. Há um número de 17 dígitos que o fabricante registra. Vehicle Identification Number (VIN) É um número contendo 17 dígitos alfa numéricos. O dígito central define o modelo/ano. Assim, se o revendedor encaminhar esse número para tirarem a licença você terá certeza. Abraços