Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Brno QP

Primeira pole da época para Pedrosa

 

Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Brno QP

Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Brno QP

Dani Pedrosa, da Repsol Honda, conquistou o primeiro posto da grelha de partida com um crono de 1m56,591s nesta tarde de sábado; um tempo rápido o bastante para a pole, mas não o suficiente para bater a sua própria melhor volta de sexta-feira, que foi 0,268s mais lesta.

A categoria rainha rodou no seco após a sessão molhada desta manhã, com o Campeão do Mundo de MotoGP Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) a assumir a liderança no início e Casey Stoner (Repsol Honda) a liderar na segunda parte da qualificação. Mas Pedrosa respondeu, reclamando o primeiro posto e mantendo-o até final.

Lorenzo deu o máximo, melhorando a sua marca desta tarde em quatro décimos para concluir a qualificação com 1m56,704s e o segundo posto da grelha de partida com Stoner a ficar em terceiro com uma marca de 1m56,860s.

Ben Spies (Yamaha Factory Racing), que no ano passado partiu da pole na época de estreia no MotoGP, qualificou-se em quarto com 1m57,178s. O texano vai ter a seu lado Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team), cuja melhor marca de 1m57,351s lhe deu o quinto posto, e Valentino Rossi (Ducati Team), que fecha a segunda linha com um registo de 1m57,367s. Esta foi também, até ao momento, a melhor qualificação de Rossi este ano.

Andrea Dovizioso (Repsol Honda), foi sétimo com 1m57,442s, batendo a dupla americana Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) e Nicky Hayden (Ducati Team). No décimo posto da grelha vai partir Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini), que se estreia na pista de Brno no MotoGP depois de ter falhado a prova do ano passado por lesão.

Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), sofreu queda quando ocupava o oitavo posto da grelha provisória, a 12 minutos do final, mas ainda chegou à box a tempo para montar a segunda moto e voltar à pista. O britânico acabou por terminar a sessão em 11º, com o jovem da casa Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) também a sofrer queda. O piloto de 21 anos vai partir da última posição da grelha em Brno.

John Hopkins (Rizla Suzuki) não alinhou na qualificação na sequência das lesões contraídas com a queda que sofreu em FP3 e que o impedem de alinhar na corrida.