Publicidade

 

Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Brno QP

Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Brno QP

Dani Pedrosa, da Repsol Honda, conquistou o primeiro posto da grelha de partida com um crono de 1m56,591s nesta tarde de sábado; um tempo rápido o bastante para a pole, mas não o suficiente para bater a sua própria melhor volta de sexta-feira, que foi 0,268s mais lesta.

A categoria rainha rodou no seco após a sessão molhada desta manhã, com o Campeão do Mundo de MotoGP Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) a assumir a liderança no início e Casey Stoner (Repsol Honda) a liderar na segunda parte da qualificação. Mas Pedrosa respondeu, reclamando o primeiro posto e mantendo-o até final.

Publicidade

Lorenzo deu o máximo, melhorando a sua marca desta tarde em quatro décimos para concluir a qualificação com 1m56,704s e o segundo posto da grelha de partida com Stoner a ficar em terceiro com uma marca de 1m56,860s.

Ben Spies (Yamaha Factory Racing), que no ano passado partiu da pole na época de estreia no MotoGP, qualificou-se em quarto com 1m57,178s. O texano vai ter a seu lado Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team), cuja melhor marca de 1m57,351s lhe deu o quinto posto, e Valentino Rossi (Ducati Team), que fecha a segunda linha com um registo de 1m57,367s. Esta foi também, até ao momento, a melhor qualificação de Rossi este ano.

Andrea Dovizioso (Repsol Honda), foi sétimo com 1m57,442s, batendo a dupla americana Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) e Nicky Hayden (Ducati Team). No décimo posto da grelha vai partir Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini), que se estreia na pista de Brno no MotoGP depois de ter falhado a prova do ano passado por lesão.

Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), sofreu queda quando ocupava o oitavo posto da grelha provisória, a 12 minutos do final, mas ainda chegou à box a tempo para montar a segunda moto e voltar à pista. O britânico acabou por terminar a sessão em 11º, com o jovem da casa Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) também a sofrer queda. O piloto de 21 anos vai partir da última posição da grelha em Brno.

Publicidade

John Hopkins (Rizla Suzuki) não alinhou na qualificação na sequência das lesões contraídas com a queda que sofreu em FP3 e que o impedem de alinhar na corrida.