Publicidade

A produ‡Æo de ve¡culos no Brasil cresceu 10,3% de abril para maio, totalizando 165,3 mil unidades, o maior volume desde novembro do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje pela Associa‡Æo Nacional dos Fabricantes de Ve¡culos Automotores (Anfavea). Na compara‡Æo com maio do ano passado, o aumento foi de 2,6%. J  o licenciamento de ve¡culos alcan‡ou 106,6 mil unidades em maio, volume 1,7% menor que o de abril e 13,4% inferior ao do mesmo mˆs de 2002.

De janeiro a maio, a produ‡Æo de ve¡culos cresceu 4,1% em rela‡Æo ao mesmo intervalo do ano passado, para 760,6 mil unidades. O licenciamento de ve¡culos nacionais e importados nesse mesmo per¡odo de compara‡Æo, entretanto, caiu 8,5%, totalizando 547,5 mil unidades.

As exporta‡äes de ve¡culos continuam alavancando a produ‡Æo das montadoras, que enfrentam a estagna‡Æo das vendas no mercado dom‚stico. De janeiro a maio, as remessas das empresas totalizaram US$ 1,928 bilhÆo, valor 33% maior que o registrado nos primeiros cinco meses do ano passado, segundo a Anfavea.

Publicidade

Os valores exportados no mˆs de maio permaneceram est veis em rela‡Æo a abril, mˆs recorde em vendas externas. As montadoras comercializaram no exterior US$ 430,1 milhäes no mˆs passado, total 18,3% maior que o de maio de 2002.