Publicidade

AmanhÆ (08/05), a NovaDutra (Concession ria da Rodovia Presidente Dutra S. A.) realiza, em Barra Mansa (RJ), mais uma oficina pedag¢gica do Programa Estrada para a Cidadania, que visa criar uma cultura de respeito … vida entre crian‡as de 08 e 11 anos de idade.

A oficina ter  como tema central o Respeito … Vida e acontece no C.M Washington Luiz, localizado na Rua Ant“nio de Almeida, 21, bairro da Saudade, em Barra Mansa (RJ) das 08h00 …s 11h00.

Realizado por educadores contratados pela Concession ria, o treinamento visa facilitar a assimila‡Æo dos conte£dos do Programa pelas escolas participantes com sugestäes de exerc¡cios, trabalhos e atividades de sala. A NovaDutra oferece gratuitamente o curso e o material de apoio aos educadores, al‚m das cartilhas dos alunos envolvidos.

Criado em 2005, o Estrada para a Cidadania ‚ um conjunto de a‡äes de car ter educacional, que visa levar informa‡äes sobre seguran‡a de trƒnsito e cidadania a alunos da 3¦ s‚rie das redes p£blicas municipais de ensino fundamental. Nestes trˆs £ltimos anos, o programa j  beneficiou 150 mil alunos e cinco mil professores.

Publicidade

Em 2008, a NovaDutra pretende abranger 70 mil crian‡as com idades entre 8 e 11 anos e 2.500 educadores, em 33 idades servidas pela Via Dutra. Apenas na Baixada Fluminense, o Programa envolve sete cidades, 290 escolas, 850 educadores e 28.300 alunos.

Mecƒnica – O Programa Estrada para a Cidadania oferece conte£do did tico exclusivo aos professores, levando em considera‡Æo a transversalidade entre mat‚rias. Isso significa que um mesmo assunto pode come‡ar a ser tratado na aula de Hist¢ria e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conte£dos tradicionais informa‡äes sobre trƒnsito e cidadania.

A NovaDutra nÆo faz contato direto com os alunos. Todo o conte£do do Programa ‚ ministrado pelos professores. Para facilitar a sua assimila‡Æo pelas escolas, o Programa treina os educadores, com sugestäes de exerc¡cios, trabalhos e atividades de sala. Al‚m disso, a Concession ria oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos abrangidos.

A prepara‡Æo de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibiliza‡Æo e oficinas de capacita‡Æo, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. · medida que o conte£do ‚ ministrado, novas possibilidades de aplica‡Æo do material did tico sÆo apresentadas aos educadores.

Publicidade

Nas escolas, as aulas do Programa Estrada para a Cidadania acontecerÆo semanalmente e algumas das atividades estÆo formatadas de maneira a envolver tamb‚m os familiares das crian‡as, com exerc¡cios que precisarÆo ser realizados em casa. Com essa dinƒmica, a NovaDutra estima que aproximadamente 300 mil pessoas serÆo atingidas pelas mensagens educativas.

Evento: Oficina Programa Estrada para a Cidadania
Dia: 08/05/08 / Hora: das 08h30 …s 11h00
Local: C.M Washington Luiz – Rua Ant“nio de Almeida, 21 – bairro da Saudade – Barra Mansa (RJ).