Publicidade

Programa Green Dealer Honda incentiva boas práticas ambientais

Certificação estimula a destinação correta de resíduos gerados pelas concessionárias de motocicletas

Como resultado do programa implantado no início de 2008, a Honda entregou o certificado “Green Dealer – Concessionária Ecológica” a 75 de suas concessionárias de motocicletas em todo o Brasil. Desde 2004, a empresa orienta suas concessionárias quanto à destinação correta dos resíduos gerados na prestação de serviços. Porém, para estimular ainda mais a rede, em 2008 a Honda implementou um programa de certificação anual para as concessionárias que comprovarem 100% da destinação adequada dos resíduos.

Dentre os itens verificados estão metais, plásticos, borracha, papel, tecido, líquido, ácidos, combustível, solventes, óleo lubrificante e baterias usadas. Além disso, ações como utilização de sistemas de exaustão de gases nas oficinas, reutilização e captação de água e redução do consumo de energia também são consideradas. Para 2009, a meta é ter 160 concessionárias certificadas como “Green Dealer”.

Publicidade

O grande desafio em algumas regiões é encontrar empresas devidamente certificadas para prestação de serviço de coleta e destinação adequada dos materiais. Neste sentido, a Honda contribui com um banco de dados constantemente atualizado e que já conta com mais de 970 empresas em todas as regiões do país.

Além disso, a Honda também disponibilizou o Manual Concessionária Ecológica, com o objetivo de auxiliar na implementação das ações de preservação ambiental. O material mostra de forma detalhada como deve ser realizado o trabalho, bem como desperta a conscientização e o espírito de responsabilidade social.

Atenção especial com o meio ambiente
Para criar o “Green Dealer”, a Honda tomou como base as ações de respeito ao meio ambiente adotadas em todas as suas fábricas no mundo, por meio do programa denominado “Green Factory”. Na fábrica de motocicletas de Manaus (AM), por exemplo, estão implantados mais de 230 projetos de gestão ambiental como a estação de tratamento de efluentes, o laboratório de emissão de gases, entre outros. Na Unidade, 95% dos resíduos gerados são reciclados.

Os temas responsabilidade social e sustentabilidade fazem parte da história da Honda desde a sua fundação, em 1948, no Japão, e têm sido uma das bases que fazem da empresa uma das mais respeitadas em seu segmento de atuação. Mundialmente adotado, o lema “Together for Tomorrow” (“Juntos para o Amanhã”) sintetiza o espírito que norteia as atividades socioambientais, transmitindo que a união com as comunidades é o caminho para a construção de um mundo melhor para as gerações de hoje e do futuro.

Publicidade