Publicidade

Programa Volvo de Segurança no Trânsisto completa 20 anos

O Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito (PVST) est  completando 20 anos em 2007. Mais longa campanha de educa‡Æo de trƒnsito j  empreendida em toda a hist¢ria da ind£stria automotiva brasileira, o PVST foi criado pela Volvo do Brasil em 1987 para marcar o anivers rio de 10 anos da empresa com uma contribui‡Æo … sociedade brasileira.

“Al‚m de muitos investimentos e inova‡äes em ve¡culos comerciais, a Volvo tamb‚m trouxe ao Brasil a essˆncia de seus valores: seguran‡a, qualidade e respeito ao meio ambiente”, afirma Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. O diretor de RH e assuntos corporativos da Volvo do Brasil Carlos Morassutti acrescenta: “Ao lan‡ar o PVST, nosso objetivo era conscientizar e mobilizar a sociedade para assumir uma postura pr¢-ativa diante de uma realidade tr gica e que poderia ser mudada. Simples a‡äes como a conscientiza‡Æo sobre a importƒncia do uso do cinto de seguran‡a poderiam poupar milhares de v¡timas do trƒnsito. Quando decidimos lan‡ar o Programa, t¡nhamos consciˆncia de que est vamos cumprindo com nosso dever de empresa-cidadÆ, alinhando nossa a‡Æo com um dos nossos maiores valores – a seguran‡a”.

Mobilizando a sociedade – Durante estas duas d‚cadas, o PVST, junto com representantes da sociedade, mobilizou milhäes de pessoas em torno da causa do trƒnsito mais seguro, contribuindo para a redu‡Æo dos acidentes no Pa¡s. O Programa realizou conferˆncias, promoveu simp¢sios e semin rios, produziu v¡deos, desenvolveu cursos de dire‡Æo segura para motoristas profissionais, estimulou escolas, cidades e comunidades, entre muitas outras a‡äes, e tornou-se referˆncia nacional em seguran‡a no trƒnsito.

Publicidade

Atualmente, o Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito est  baseado em quatro pilares:

Prˆmio Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito –  considerada a mais importante premia‡Æo brasileira de programas e a‡äes voltadas … seguran‡a no trƒnsito, reconhecendo as melhores pr ticas e id‚ias e gerando um efeito multiplicador na sociedade. Est  dividido nas categorias “Cidade”, “Empresa”, “Imprensa”, “Motorista profissional”, “Transportadoras de cargas e/ou passageiros” e “Geral”.

Cerca de 5,5 mil trabalhos foram inscritos ao longo de 16 edi‡äes do Prˆmio. Os vencedores nacionais recebem o trof‚u Volvo e uma viagem … Su‚cia, para conhecer um dos sistemas de trƒnsito mais seguros e de referˆncia mundial. Mais de 230 ganhadores j  foram para a Su‚cia.

F¢runs Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito – SÆo eventos que re£nem autoridades, especialistas e a representantes da sociedade para discutir temas importantes do segmento. O papel dos munic¡pios na redu‡Æo das mortes no trƒnsito ou a influˆncia do  lcool como fator agravante no ato de dirigir sÆo alguns dos exemplos abordados nos F¢runs. Importantes personalidades do meio legal e m‚dico, das pol¡cias, empres rios e entidades governamentais do segmento do transporte e estudiosos do trƒnsito sÆo convidados para explanar suas id‚ias e participar dos debates.

Publicidade

Debates T‚cnicos Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito – SÆo encontros regionais com transportadoras, realizados para fomentar o debate de temas que interfiram na seguran‡a do trƒnsito da comunidade envolvida, com o objetivo de buscar solu‡äes. Os temas debatidos sÆo, por exemplo, o uso do baf“metro, as minirrotat¢rias e o treinamento de motoristas.

Projeto Transitando –  um inovador projeto de educa‡Æo de trƒnsito para alunos e professores e escolas de ensino m‚dio, p£blicas e privadas. O Transitando ‚ a aposta segura na educa‡Æo como forma eficiente de mudan‡a de comportamento de jovens e adolescentes. Foi criado para preparar pedestres e futuros motoristas desenvolvendo um comportamento seguro do jovem no trƒnsito. A metodologia ‚ aplicada dentro da grade curricular formal de maneira interdisciplinar nas diversas mat‚rias escolares, abrangendo conceitos, atitudes e procedimentos.