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Projeto da superbike BMW ganha ritmo

Nos oito meses desde que a BMW anunciou que entraria no Campeonato Mundial de Superbike em 2009, o projeto ganhou ritmo e os fãs de corrida de todo o mundo puderam ver agora os aspectos tangíveis do projeto pela primeira vez.

A nova BMW S 1000 RR foi testada em várias pistas de corrida na Espanha, mas agora ela passou por seu primeiro teste em uma pista usada no Campeonato Mundial de Superbike – o circuito Eurospeedway Lausitzring.

O circuito alemão fez parte do calendário da WSBK até a última temporada e o recente teste de dois dias deu à equipe a chance de comparar os tempos de volta e o desempenho com o fim de semana de corrida do ano passado. Ao final do teste, a equipe e os três pilotos de teste estavam muito felizes com o progresso da moto e ansiosos para analisar todos os dados antes de passar para a próxima etapa do desenvolvimento. Os três pilotos, Steve Martin, Kevin Curtain e Jeremy McWilliams, disseram: “Os fundamentos da S 1000 RR são muito bons, o motor apresenta boa potência, o chassi e suspensão estão funcionando bem e a moto já possui as bases de uma Superbike de corrida”.

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Este sentimento foi ecoado pelo gerente geral de motociclismo da BMW Motorrad, Berti Hauser, que acrescentou: “Estou muito feliz com a maneira profissional com que os três pilotos trabalharam e a quantidade de feedback que eles nos deram. Não tínhamos ilusão em relação à quantidade de trabalho que seria preciso realizar antes do início da temporada do próximo ano, mas estamos prontos e ansiosos para enfrentar este enorme desafio. Até o momento, mexemos muito pouco na parte eletrônica e preferimos fazer a parte básica da moto funcionar bem e acho que conseguimos. Se nosso projeto continuar neste ritmo bom, acho que poderemos surpreender muitas pessoas no próximo ano.”

Embora o foco principal de atenção tenha sido a pista de corrida, muito trabalho tem sido feito em Rosenheim, uma pequena cidade a cerca de 60 km a sudeste da sede da BMW em Munique. É aqui que a BMW Motorrad e seus parceiros, a Alpha Technik, prepararão as motos de corrida Superbike em uma novíssima instalação de última geração, incorporando 7.000 metros quadrados de oficinas e escritórios. A principal área de oficina é dividida em três partes e tem dois dinamômetros – um para toda a moto e outro que pode simular qualquer pista de corrida do mundo. Um dos três prédios abrigará a equipe de Offroad e Enduro da BMW Motorrad, enquanto os outros dois serão usados para o projeto Superbike e para peças e partes sobressalentes. O andamento da construção das instalações tem sido rápido e oito meses atrás não havia nada além de grama onde hoje existem oficinas, escritórios, salas de reunião e uma cantina para todos os funcionários.

As novas instalações representam uma outra etapa da BMW Motorrad e da Alpha Technik em direção à temporada 2009 do Campeonato Mundial de Superbike.