Publicidade

Projeto elaborado pela Funda‡Æo MAPFRE, com o apoio de ¢rgÆos governamentais e da Volkswagen caminhäes e ânibus, ter  como meta transmitir …s crian‡as, por meio de uma “cidade itinerante”, valores importantes como o respeito ao pr¢ximo e ao meio ambiente. A‡Æo tamb‚m pretende relacionar seguran‡a vi ria a temas como inclusÆo social.

A Funda‡Æo MAPFRE, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a forma‡Æo do cidadÆo, lan‡ou hoje o projeto Na Pista Certa, a‡Æo por meio da qual anualmente mais de 12 mil crian‡as da capital paulista e do interior terÆo acesso a atividades pr ticas envolvendo questäes relacionadas ao trƒnsito. Com abordagem pedag¢gica in‚dita, o programa, tem como meta ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito … sinaliza‡Æo e …s normas de trƒnsito, al‚m de relacionar a seguran‡a vi ria a temas como meio ambiente e inclusÆo social.

Atuando de forma integrada ao Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, outro programa da entidade que proporciona uma percep‡Æo diferenciada da comunidade onde os participantes estÆo inseridos, o Na Pista Certa trabalha de forma l£dica, dando ˆnfase mais … forma‡Æo, e fecha um ciclo de constru‡Æo de valores e conscientiza‡Æo, tanto social como ambiental.

Constitu¡do por um cen rio modular de 400 mý e uma carreta de 12 metros, o Na Pista Certa simula um mini-trajeto vi rio por meio do qual as crian‡as vivenciarÆo, utilizando bicicletas e carrinhos, questäes relacionadas ao trƒnsito, como orienta‡äes sobre placas, faixas, mÆos-de-dire‡Æo, seguran‡a do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinaliza‡äes.

Publicidade

Todo o material ‚ transportado por uma carreta, especialmente desenhada para atender ao objetivo itinerante do projeto, que poder  ser instalado em escolas p£blicas e privadas, pra‡as e parques p£blicos, estacionamento de hipermercados e de shoppings centers, feiras e eventos especiais. Antes de realizarem o percurso, os participantes receberÆo instru‡äes te¢ricas dos monitores, que vÆo contar com recursos de £ltima gera‡Æo.

De acordo com a superintendente da Funda‡Æo MAPFRE no Brasil, Antonio C ssio dos Santos, com o projeto os conceitos de seguran‡a vi ria serÆo trabalhados de forma diferenciada. “As crian‡as farÆo uma reflexÆo sobre o sinal e nÆo uma simples codifica‡Æo, ou seja, elas perceberÆo que ao desobedecerem a circula‡Æo vi ria vÆo colocar em risco sua pr¢pria seguran‡a, al‚m de desrespeitar o trabalho e as pessoas que estÆo por tr s daquela sinaliza‡Æo”, explica.

Na opiniÆo do executivo, durante as atividades nÆo haver  espa‡o para competi‡Æo, apenas para colabora‡Æo. “SÆo estes valores que queremos incentivar para que eles utilizem no trƒnsito, no futuro: ajuda m£tua, integra‡Æo e respeito.” Para C ssio, “trata-se de uma iniciativa ambiciosa que busca preparar os motoristas do futuro e visa contribuir para a constru‡Æo de uma sociedade mais segura com rela‡Æo ao trƒnsito.”

O projeto Na Pista Certa conta com o apoio da Secretaria de Educa‡Æo do Estado de SÆo Paulo, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, da Empresa Municipal de Urbaniza‡Æo (Emurb), Companhia de Engenharia de Tr fego (CET), Volkswagen Caminhäes e ânibus, Itsemap e do Cesvi Brasil.

Publicidade

Sobre a Funda‡Æo MAPFRE – A Funda‡Æo MAPFRE tem por objetivo a forma‡Æo do cidadÆo e o desenvolvimento setorial. Para isso, desenvolve diversas atividades na Espanha, Portugal e Am‚rica Latina, como a concessÆo de bolsas de estudos, aux¡lio … pesquisa, cursos e semin rios. A Institui‡Æo tem como foco a preven‡Æo de acidentes, a arte, cultura, forma‡Æo e difusÆo da cultura de seguros e a gestÆo de risco, sa£de e meio ambiente.

Premia‡Æo – Autoridades presentes: Estiveram presentes ao evento o presidente da Companhia de Engenharia de Tr fego (CET), Roberto Scaringella, o presidente da Funda‡Æo MAPFRE, Antonio C ssio dos Santos, o presidente do Instituto MAPFRE de Seguran‡a Vi ria na Espanha, Juan Guerrero P‚rez, al‚m de autoridades municipais e estaduais.

Premia‡Æo: Ap¢s a cerim“nia foram apresentados os trabalhos premiados da 4¦ edi‡Æo do Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, projeto que desde 2002 ‚ realizado pela Funda‡Æo MAPFRE em parceria com a Secretaria de Educa‡Æo do Estado de SÆo Paulo, e que j  envolveu, em seus trˆs anos de atividade, mais de 2,29 milhäes de alunos da rede p£blica do Estado.