Publicidade
Gazeta do Triângulo

Gazeta do Triângulo

É fácil obter flagrantes de descumprimento do Código de Trânsito. Imagens foram feitas no Ceará e em Pernambuco onde foram flagrados até bebês sendo transportados em motos. A infração é gravíssima e o piloto pode perder a habilitação. A lei só autoriza que o motociclista leve na garupa crianças a partir de sete anos, mas um projeto que está na Câmara quer aumentar a idade mínima para 11 anos.

Segundo David Duarte, professor da Universidade de Brasília especializado em segurança no trânsito, todo ano, de 7 a 8 mil crianças se ferem em acidentes com moto. Os riscos aumentam quando elas não têm capacete ou usam um de adulto, e também quando ficam com as pernas balançando, sem apoio.

Na capital Federal o problema também existe e é comum ver na periferia de Brasília, muitas crianças voltarem para casa na garupa das motos. O açougueiro Aníbal Ferreira não acha que a motocicleta é um transporte seguro nem para crianças e nem para adultos, mas transporta o sobrinho porque segundo ele “não há outro jeito”.

Publicidade