Publicidade

 

Foto: Instituto Mobilidade Verde

Foto: Instituto Mobilidade Verde

A Porto Advogados doou 10 novas bicicletas para o projeto “Biciclotecas”, viabilizado pelo Instituto Mobilidade Verde. O intuito é disponibilizar literatura aos moradores de rua. A iniciativa faz parte da comemoração de 75 anos do escritório, que também irá financiar os custos de manutenção das bibliotecas itinerantes. “Acreditamos que a literatura é um importante instrumento de transformação do homem e da sociedade, por isso decidimos comemorar essa data tão importante para nós com a algo que efetivamente contribua para a coletividade”, diz o advogado Benedicto Porto Neto, sócio do escritório.

A ideia da “Bicicloteca” nasceu do sonho de um ex-morador de rua que tinha dificuldades para emprestar livros em bibliotecas públicas, pois não tinha como comprovar endereço. Fã do livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, o gaúcho Robson Mendonça, que morou nas ruas de São Paulo até 2003, prometeu que quando melhorasse de vida criaria uma biblioteca só para moradores de rua.

Publicidade

Hoje presidente do Movimento Estadual de População em Situação de Rua, Robson conduz pessoalmente o triciclo com capacidade para 150 kg de livros, que tem facilidade de acesso frente ao trânsito caótico de São Paulo, colaborando com o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social por meio da leitura. Só em 2011, o projeto recebeu mais de 25 mil livros em doação e distribuiu 8 mil livros entre desabrigados. “Ao receber um livro, os novos leitores têm a missão de passar a obra adiante e desta maneira colaborar para que o trabalho alcance outras pessoas”, explica Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde.

Foi esse exemplo de perseverança que o Porto Advogados resolveu ajudar a multiplicar. Com a doação, o projeto agora totaliza 12 unidades, entre elas um modelo elétrico, que disponibiliza Wi-Fi e uma webcam para cadastrar fotos dos moradores e ajudar as famílias a encontrá-los.