Publicidade

O projeto “Livro na Estrada e P‚ na T bua”, desenvolvido pela Trilha Brasil e pela ONG Juventude Solid ria em parceria com o Rally dos Sertäes, conquistou o prˆmio “Top Social 2003” pela distribui‡Æo de livros e material escolar para crian‡as carentes de cidades por onde passou a competi‡Æo no ano passado.

O projeto ‚ apenas uma das a‡äes sociais desenvolvidas ou incentivadas pela empresa Dunas Race, organizadora do Sertäes. “Livro na Estrada” foi realizado em Goi s, Minas Gerais, Bahia e Cear , quatro dos cinco estados por onde passou a prova em 2002, al‚m de Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nesses estados foram distribu¡dos, dias ap¢s o t‚rmino do rali, 25 mil kits escolares e 35 mil livros para 90 escolas. O material, usado para abastecer bibliotecas, beneficiou 1,5 milhÆo de crian‡as em todas as cidades atendidas pelo projeto.

Os kits entregues …s crian‡as eram compostos de l pis, l pis de cor, canetinhas, borracha, apontador, r‚gua, canetas e dois livros de literatura infantil. O material foi doado por empresas patrocinadoras e tamb‚m pela Universidade Mackenzie, de SÆo Paulo, que inscreveu o projeto para participar do prˆmio Top Social 2003, da ADBV (Associa‡Æo dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

Lu¡s Eduardo Salvatore, um dos coordenadores do “Projeto Livro na Estrada e P‚ na T bua”, disse que decidiu utilizar parte do roteiro do rali porque existem muitas comunidades pobres na maioria das regiäes por onde os competidores passaram. O “Livro na Estrada” ‚ apenas um dos projetos com o apoio da Dunas Race. Em 2002 foram distribu¡dos durante o rali, com a ajuda de patrocinadores como o Banco Real e a ind£stria farmacˆutica Teuto, 70 toneladas de alimentos para a popula‡Æo carente entre Goi s e Cear  e 9 toneladas de rem‚dios para os governos municipais. Outra a‡Æo que beneficiou a popula‡Æo foi o motor home m‚dico patrocinado pelo Banco Real. Seis profissionais da  rea da sa£de atenderam cerca de 200 pessoas por dia, em m‚dia, durante a viagem do Sertäes.

Publicidade

As a‡äes iniciadas pela Dunas incentivaram equipes particulares de pilotos a agirem. O time Vedacit, por exemplo, que compete na categoria Carros, doou centenas de brinquedos para as crian‡as das comunidades locais.

Para Simone Palladino, diretora de produ‡Æo da Dunas Race e respons vel pela implanta‡Æo de a‡äes sociais no Rally dos Sertäes anos atr s, o prˆmio Top Social 2003 ‚ motivo de orgulho para o Rally dos Sertäes.