Publicidade

Criado em 2011 pelo narrador e apresentador Celso Miranda, a ação de cidadania “Projeto Você Merece” premia o bom exemplo dado pelos motociclistas nas ruas de São Paulo. A partir deste ano, o projeto integra a programação do Moto 1000 GP. A ação é desenvolvida sempre na manhã do sábado que antecede cada etapa, premiando um motociclista da cidade que recebe o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

O narrador Celso Miranda com Oseás Monteiro Tavares, contemplado do Projeto Você Merece em Campo Grande

Celso Miranda com Oseás Monteiro Tavares, contemplado do Projeto Você Merece em Campo Grande – foto: Marcello Paiva

Motociclista há 35 anos, Miranda percebeu que os motociclistas de bom comportamento não têm estímulo para guiar em harmonia no trânsito. “Ao contrário, só o que se vê é o reforço negativo das multas, que nem sempre é educativo para mudar comportamentos”, avalia.

Na ação que tem sido levada às cidades que recebem etapas do Moto 1000 GP, Miranda circula pelas ruas de São Paulo em um determinado dia da semana, com uma câmera acoplada a seu capacete, buscando aleatoriamente um motociclista de comportamento exemplar. Ele avalia as condições da moto, dos pneus, luzes de sinalização e observa o respeito ao limite de velocidade. “Enfim, vejo se ele pilota de forma segura”, resume.

Publicidade

O primeiro que atender aos requisitos elencados é abordado e ganha um capacete novo. Miranda lista os aspectos positivos da ação. “Esse prêmio é um reforço para o motociclista manter a prática diária, mostrando que o trânsito pode ser seguro”, acredita o narrador do Moto 1000 GP, apontando o estimulo para mudança de comportamento. “Ao ganhar um capacete novo e bonito pela atitude, o motociclista passa a ser exemplo no seu círculo social”.

Na quarta etapa de 2015, em Campo Grande, o escolhido foi o auxiliar de serviços externos Oseas Monteiro Tavares, 34 anos, que levava à garupa o filho Rodrigo de 7 anos. Moto bem conservada, dirigibilidade segura, capacetes apropriados – inclusive o da criança –, Tavares fez por merecer o prêmio. “Eu sempre dirijo de forma defensiva, por prevenção. O risco não depende só da gente, mas eu cuido da minha parte no trânsito”, ensina.

Tavares não escondeu a lisonja. “Vou me exibir um pouco”, brincou, ao receber o prêmio. O diretor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler, frisa o projeto. “Segurança é o fator mais importante em um ambiente de competição. A ação do Celso valoriza a segurança no trânsito de São Paulo e, com a parceria, tem sido levada a outras cidades do Brasil”, diz.

Separador_motos

Publicidade