Publicidade

Motocicletas de 150 a 250 cm³ destinadas a atividades rurais poderão, oficialmente, ser financiadas pelo Programa Pronaf – Mais Alimentos do governo federal a partir de 1º de julho. O anúncio feito no dia 26 de junho, em Brasília (DF), durante o lançamento do Plano Safra 2018/2019, destinará R$ 31 bilhões para a agricultura familiar neste período.pronaf_yamaha

A entrada de motocicletas no Programa Pronaf Mais Alimentos resulta do Acordo de Cooperação Técnica firmado em maio passado entre a Abraciclo e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Este dinheiro poderá ser utilizado exclusivamente pelas famílias agrícolas cadastradas no programa para comprar motocicletas que possam ser usadas no trabalho no campo. A modalidade de financiamento oferece taxa de juros mais baixas, que variam entre 0,5% e 4,6% ao ano. Além dos produtos já anunciados pela Honda, a Yamaha também pode se beneficiar do programa e ampliar suas vendas dentro do programa.

Pronaf: taxas melhores

As Yamaha XTZ 150 Crosser Z e Crosser S, a XTZ 250 Lander e a XTZ 250 Ténéré são as motos que se enquadram dentro das regras. Além das motos, outros produtos Yamaha também se beneficiam do Pronaf, como os motores de popa de dois tempos com potências de 15, 30 e 40 hp e de quatro tempos, com 20, 40, 60 e 90 hp.

Publicidade

Atualmente, o Pronaf disponibiliza planos com prazos de até 120 meses (10 anos) e carências de até 36 meses (3 anos), com  suas linhas operacionalizadas pelo Banco do Brasil, na função de agente financeiro do programa. Todos os produtos atualmente disponíveis para financiamento pelo programa são modelos destinados à atividade rural.

Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, os produtos do Setor de Duas Rodas já são utilizados no ambiente rural e, portanto, podem ser potencializados diante do fato do Pronaf Mais Alimentos contar com cerca de 4 milhões de famílias agrícolas cadastradas. ”Esta iniciativa possibilita o acesso a produtos mais modernos, com melhor desempenho e com a garantia das fabricantes”, afirma Fermanian.

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.