Publicidade

Agˆncias de propaganda norte-americanas chegaram … conclusÆo de que a Internet ‚ um meio eficaz para colocar filmes publicit rios de seus clientes; pesou muito, segundo um estudo do The Wall Street Journal, seu baixo custo de cria‡Æo.

Rishad Tobaccowala, vice-presidente da Starcom, acha que os filmes tendem a converter-se numa parte significativa do mercado da propaganda online e atrairÆo anunciantes que jamais pensariam em gastar dinheiro na Rede.

A tendˆncia ‚ cada vez maior porque, segundo Adi Kishore, executivo da consultora Yankee Group, “os telespectadores estÆo frustrados com o que vˆem”. Ele previne, por‚m, que se a inten‡Æo ‚ inserir nas p ginas Web o mesmo conte£do feito para a TV, os consumidores reagirÆo da mesma forma, ou seja, negativamente.

Por essa razÆo, alguns especialistas enfatizam a necessidade de os anunciantes adaptarem suas mensagens … nova m¡dia, cuidando para que elas sejam criativas, £teis e interativas. At‚ o momento, a parcela de pubicidade online ‚ quase nenhuma se comparada com a da televisÆo. Mas ao que tudo indica o quadro mudar : de acordo com a empresa de pesquisas Jupiter Research, cerca de 64% dos executivos de marketing nos Estados Unidos estÆo decididos a colocar an£ncios em filmes online, a partir de 2004 .

Publicidade

Na opiniÆo deles, o formato ‚ mais adequado … Web e deve substiuir aos poucos as atuais agressivas janelas suspensas e a enxurrada de banners.