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Consumidor que fizer liga‡äes longas precisa optar pelo PASOO para nÆo ter aumento na conta de telefone

No dia 27 de junho de 2007 a Telef“nica divulgou … imprensa que, nas cidades atendidas pela empresa que j  migraram para minutos, apenas 5% dos consumidores optaram pelo plano Plano Alternativo de Servi‡o de Oferta Obrigat¢ria (PASOO).

A baixa porcentagem demonstra que o consumidor nÆo est  atento … mudan‡a, que atinge apenas a forma de tarifa‡Æo das liga‡äes locais de telefone fixo para telefone fixo. Liga‡äes para celular, interurbanas e internacionais j  sÆo tarifadas em minutos e nÆo sofrerÆo qualquer altera‡Æo.

Com a mudan‡a, a Agˆncia Nacional de Telecomunica‡äes (Anatel), ¢rgÆo regulador do setor de telecomunica‡äes, determinou que as companhias de telefone oferecessem obrigatoriamente dois planos de servi‡o: o Plano B sico (para qual o consumidor muda automaticamente, caso nÆo se manifeste), ideal para quem faz apenas chamadas curtas, e o Plano PASOO, ideal para quem faz chamadas de longa dura‡Æo.

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Para escolher, o consumidor deve observar o seu perfil de consumo. Ao ficar no Plano B sico, as liga‡äes locais que durarem mais de 2,5 minutos podem ficar muito mais caras. J  as liga‡äes locais de at‚ 2,5 minutos nÆo sofrerÆo qualquer aumento. Devem optar pelo plano PASOO os consumidores que utilizam o telefone para chamadas longas e, principalmente, aqueles que tenham acesso discado … internet.

O grande problema est  nas contas de telefone, que trazem pouca (ou nenhuma) informa‡Æo sobre a mudan‡a e que nÆo detalham o perfil do usu rio, mostrando apenas o total de pulsos consumidos. Sem saber quanto durou cada chamada local feita para telefones fixos, o consumidor nÆo encontra na fatura os dados necess rios para fazer a melhor escolha. Caso o consumidor tenha d£vidas sobre seu perfil, o Idec recomenda a op‡Æo pelo plano PASOO, o mais parecido com o plano por pulsos. Optando pelo PASOO os consumidores nÆo devem ter surpresas na conta de telefone.

Mais controle sobre os gastos.
Com a mudan‡a, que busca trazer mais transparˆncia na tarifa‡Æo, o consumidor poder  solicitar gratuitamente … companhia de telefone o detalhamento tamb‚m das chamadas locais. Pelas regras da Anatel, basta uma £nica solicita‡Æo para que todas as contas do consumidor cheguem totalmente detalhadas.

O Idec recomenda aos consumidores que fa‡am a solicita‡Æo do detalhamento das liga‡äes locais, o que permitir  maior controle dos gastos, a fiscaliza‡Æo de cobran‡as indevidas e um melhor conhecimento do perfil de utiliza‡Æo do servi‡o de telefonia. Com a conta detalhada em mÆos, ser  mais f cil para o consumidor escolher o melhor plano de servi‡o e mudar de um plano para outro com mais consciˆncia. A migra‡Æo entre os planos ‚ gratuita.

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Ap¢s a mudan‡a, o consumidor ainda poder  solicitar um comparativo que mostre, de maneira individualizada, como foi o seu consumo nos dois planos obrigat¢rios da Anatel (b sico e PASOO). A companhia de telefone dever  entregar este comparativo ao consumidor no prazo de 5 dias £teis.

Consulte tamb‚m o site da Anatel: www.anatel.gov.br