Publicidade
Foto: fot¢grafo e rep¢rter F bio Arantes

Foto: fot¢grafo e rep¢rter F bio Arantes

Quadriciclos – L¡ ainda agora seu site com a reportagem de F bio Arantes sobre a caravana Turismo Aventura realizada em 2004. Este ano acontecer  entre 5 a 13 de agosto. éltima data para confirmar registro: 25 de julho. Abra‡o!
Jose Luiz Terwak
SÆo Paulo, SP
Brigado, Z‚, mas a situa‡Æo da Bol¡via t  meio esquisita, ser  que vai rolar mesmo? Vamos nessa? Que tal, todos de Fourtrax in the jungle!

CDI
Gostaria de trocar o cdi da minha titan 150 pelo da titan 150 sport a minha duvida ‚ se esse procedimento aumentara a rota‡Æo e o torque da moto.
adelmo rodrigues de melo
arapiraca /alagoas
Veja bem, nÆo vai aumentar a rota‡Æo, mas a faixa de corte da igni‡Æo ser  em uma rota‡Æo maior. Como o motor original da Titan ES 150 nÆo foi preparado para trabalhar com este excedente de rota‡Æo, ele pode ir pelos ares, explodir, abrir o bico, desbielar, arrega‡ar e outros adjetivos explosivos.

Comparativo 125
Sinto falta de um comparativo aprofundado sobre as motos 125 e os scooters do mercado. Preciso saber consumo, custo estimado de manuten‡Æo, pre‡o, conforto, vulnerabilidade a roubos e outro detalhe que valha a pena para quem necessita um transporte de baixo custo. Vai a¡ minha sugestÆo caso esse comparativo nÆo tenha sido feito ainda. Se j  existe, poderia por favor me informar onde posso consegui-lo?
Jos‚ Renato
SÆo Jos‚ dos Campos, SP
Z‚, vai continuar sentindo falta porque s¢ a Honda e a Suzuki nos fornecem motos regularmente. As outras marcas s¢ lembram da existˆncia do Motonline quando escrevemos alguma coisa que eles nÆo gostam. Al‚m disso a pol¡tica do Motonline ‚ de nÆo fazer comparativos.

Publicidade

Escape
Tenho uma Dragstar 650 com 1.000 km e gostaria de saber se seria vi vel ou seguro furar o escapamento para melhorar o barulho ou aliviar o motor? Se for vi vel, qual seria a dimensÆo ideal da fura‡Æo e os cuidados a serem tomados?
Rogerio Naves
Indaiatuba – SP
Rog‚rio, se vc nÆo quiser levar um “pedala robinho” ‚ melhor deixar o escape como est . O conceito de “melhor” nÆo ‚ o mesmo de “mais barulhento”. Uma das grandes vantagens da Dragstar ‚ o motor silencioso e vc quer estragar isso? Al‚m disso, se furar o escape vc perde a garantia e pode detonar o motor. E buraco no escape nÆo aumenta rendimento.

CBR 450
Estou interessado na compra de uma CBR 450, no que devo ficar esperto na hora da compra da motoca? Qual o melhor ano?
Raul de Marchi
Piracicaba/SP
A CBR 450SR foi uma moto muito boa na sua ‚poca. O melhor ano ‚ o £ltimo da fabrica‡Æo, que vc vai ter de pesquisar porque eu nÆo sei. Foi um produto muito inteligente porque reunia visual arrojado, com mecƒnica simples e econ“mica. Fique esperto no seguinte: ao ligar o motor verifique se solta fuma‡a azul pelo escape, sinal que os an‚is foram pro vinagre. Ou‡a o motor em marcha lenta para identificar eventuais ru¡dos de comando desregulado e confira visualmente se as pedaleiras estÆo muito gastas. As borrachas das pedaleiras sÆo as maiores dedo-duras da real quilometragem da moto.