Publicidade

Antes na disputa ao lado das motos, ve¡culos serÆo divididos em quatro classes com resultados separados

Cada vez mais atuantes no cen rio esportivo nacional, os quadriciclos terÆo uma categoria … parte na 15¦ edi‡Æo do Rally dos Sertäes. O evento, que ‚ v lido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para quadris e motos, ser  realizado de 5 a 18 de agosto. EstÆo programados cerca de cinco mil quil“metros de desafios naturais, com largada em Goiƒnia (GO) e chegada em Salvador (BA).

Antes competindo junto com as motos, os quadriciclos contarÆo com resultados pr¢prios e serÆo repartidos em quatro classes: de 250cc at‚ 350cc, at‚ 500c, at‚ 750cc e a partir de 750cc. As trˆs primeiras categorias contarÆo pontos para o Mundial da modalidade organizado pela FIM, a Federa‡Æo Internacional de Motociclismo.

“Antes n¢s faz¡amos essa separa‡Æo entre motos e quadriciclos de maneira informal. Agora ficar  mais simple s para todo mundo”, diz o paulista Carlo Collet, o primeiro a desafiar o Rally dos Sertäes em um quadriciclo, em 2001, e atual campeÆo da prova.

Publicidade

Ele tem se empenhado em garantir o t¡tulo na categoria em 2007: “Estamos acertando motor e suspensäes. Meu quadriciclo vai beirar os 150 km/h”. Collet est  confirmado na categoria acima de 750cc e descreve como ‚ a emo‡Æo de pilotar a potente m quina. “Guiar um quadriciclo ‚ como pilotar um kart em um carro de Rally. A dirigibilidade ‚ muito gostosa”, completa o piloto.

Os quadriciclos tˆm estrutura e visual semelhantes … de um triciclo. Para participar do Rally dos Sertäes, a prepara‡Æo ‚ livre, desde que a m quina tenha sistema de ilumina‡Æo com gera‡Æo pr¢pria de luz. Os modelos de competi‡Æo priorizam leveza, alta potˆncia, eficiente suspensÆo e um baixo centro de gravidade. O grande desafio para pilotos e equipes ‚ o acerto para os diferentes tipos de pisos.

Programa‡Æo do Rally dos Sertäes 200 7
5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h …s 18h)
6/8 – Secretaria de Prova / Vistorias t‚cnicas
7/8 – Secretaria de Prova / Vistorias t‚cnicas
8/8 – Pr¢logo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiƒnia (GO) / Mina‡u (GO)
10/8 – Mina‡u (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parna¡ba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parna¡ba (MA) / SÆo Raimundo Nonato (PI)
13/8 – SÆo Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Len‡¢is (BA)
15/8 – Len‡¢is (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 – Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premia‡Æo