Publicidade

Um mercado e categoria em ascensÆo! H  cerca de trˆs anos as vendas de quadriciclos no Brasil tem crescido consideravelmente, ultrapassando, para algumas marcas, mais de 500% de ano para ano. As principais empresas do mercado de motos tˆm a disposi‡Æo modelos de quadriciclos para o consumidor, como Honda, com o Fourtrax 350 e em breve uma linha esportiva com motoriza‡Æo 450cc; e a Yamaha, com o mix muito mais completo: com 11 modelos, de 80cc at‚ 700cc. Marcas menos conhecidas no Nordeste como Polaris, Shineray e Bombardier/Can-Am, come‡am a marcar presen‡a e a investir na regiÆo. Para a disputa da 21¦ edi‡Æo do Enduro-Rally Cerapi¢ (www.cerapio.com.br), entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2008, a expectativa ‚ de que o n£mero de competidores chegue ou supere os 15 inscritos.

Assim como para o lazer e diversÆo para passeios ou servi‡os, nas competi‡äes de rally e enduro a presen‡a de quadriciclos tamb‚m vive uma ascendˆncia. O Rally dos Sertäes 2007 e o RN 1500 contaram com a presen‡a de nove quadriciclos. De acordo com um dos principais nomes do setor de servi‡os e apoio mecƒnicos em rally do Brasil, Avˆ da Bike Box, a tendˆncia ‚ crescer ainda mais. “Tenho certeza que no pr¢ximo ano (2008) o n£mero de participantes ir  aumentar em todos os eventos que tiver a disputa da categoria quadriciclos. Assim como a quantidade de passeios e at‚ provas somente para essa modalidade”, disse Avˆ. Para completar, ele acredita que o Nordeste ‚ uma das regiäes com mais caracter¡sticas e condi‡äes para o desenvolvimento da pr tica e utiliza‡Æo de quadriciclos em eventos, competi‡äes e lazer.

Para o Cerapi¢ 2008, dois cearenses se destacam na modalidade na regiÆo e disputarÆo o t¡tulo da categoria. O empres rio Tom Rosa ‚ o atual campeÆo do Rally RN 1500 e do Piocer  2007. “Espero que essa modalidade cres‡a e se desenvolva cada vez mais. Tem tudo para que isso aconte‡a. As empresas estÆo investindo e cada vez mais novos adeptos estÆo aderindo. Vai ser muito bom para que o esporte ganhe representatividade”, disse Tom Rosa, confirmado e um dos favoritos ao t¡tulo do Cerapi¢.

Arnoldo J£nior j  disputou o Rally Dakar entre os carros e ‚ conhecido em todo o Brasil pelas competi‡äes de rally que j  disputou e eventos que realizou. Envolvido com os neg¢cios da fam¡lia, no mercado de combust¡veis, Arnoldo tem se dedicado pouco aos rallys, mas uma paixÆo ele nÆo larga mÆo: os quadris. “Tenho me dedicado sempre que posso a andar de quadriciclo e espero conseguir o t¡tulo do Cerapi¢ este ano. A disputa vai ser boa e al‚m do Tom Rosa, vem muita gente boa acelerar e planilhar com a gente”, disse o experiente competidor. Em 2007, Arnoldo protagonizou umas das cenas mais divulgados do Piocer , quando atropelou um cinegrafista da Globo, ao perder o controle do seu ATV. “Espero que nÆo aconte‡a de novo. Mas ainda bem que nÆo houve nada grave”, disse o cearense.

Publicidade

At‚ agora, o Cerapi¢ j  conta com nove inscritos na categoria quadriciclos, dos estados do Piau¡, Cear , Tocantins, Para¡ba e MaranhÆo. “Acreditamos muito nessa modalidade e tenho certeza que a tendˆncia ‚ crescer e evoluir a cada ano”, disse o diretor da Radical Produ‡äes, organizadora do Enduro-Rally Cerapi¢ 2008. Mais informa‡äes e inscri‡äes no site: www.cerapio.com.br . Outros detalhes e d£vidas podem ser conferidos atrav‚s dos telefones: 86.3232-4381 e 86.3084-8212, ou ainda pelo e-mail: [email protected], com a secretaria da Radical Produ‡äes, organizadora do evento.

O Enduro-Rally Cerapi¢ 2008 ser  supervisionado pela Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo, Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo, Federa‡Æo de Motociclismo do Cear , Rio Grande do Norte, Para¡ba e Pernambuco, Federa‡Æo de Motociclismo do Rio Grande do Norte e Federa‡Æo Cearense de Ciclismo. O evento conta com a parceria das revistas 4X4&Cia, Moto!, site webventure.com.br, e da empresa Houston Bike. O patroc¡nio ‚ da Petrobras e Motos Honda. Outras informa‡äes no site: www.cerapio.com.br .