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Foto: Motonline

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Mensagem: Olá pessoal do Motonline. Essa mensagem vai pro Lucas Marangon. Deixo aqui a minha sugestão de compra pra substituir a DR 650 RSE. Trata-se da Suzuki Freewind 650. Já tive XT 600,DR RSE e agora tenho uma Freewind.Posso garantir que é MUITO melhor que as outras motos citadas.Tem um banco muito confortavel e longo pra levar garupa, um bagageiro original muito parrudo e amplo, freios excelentes e uma ótima carenagem frontal.É mais leve que a RSE e tem ótima estabilidade em curvas. Pra pegar uma estrada, é a melhor opção. A DR 400 Z de rua não foi projetada pra levar bagagem, o que pode danificar o chassi, alem de ter um banco muito pequeno. Fica aqui minha sugestão. Grande abraço a todos e parabens pelo ótimo site. Fabiano 36 Petropolis / RJ
R: Obrigado Fabiano, procuramos não influenciar a decisão de compra dos amigos motonliners, as observações são pertinentes mas precisamos manter a imparcialidade. Fica registrada a sua opinião, obrigado.

Mensagem:Sou leitor do motonline desde os seu primordios, mesmo quando ainda não tinha idade pra andar de moto, tive a satisfação de conhecer o tite pessoalmente, e fazer parte do alma selvagem, e como de costume sempre sanar minhas duvidas neste site, então ai vão elas. 1 Quando havera um novo teste da GS500?? 2 Pra essa moto “nova” ainda vale a opinião do Tite que se trocaro pneu traseiro de 130/70 pra 130/80 ela ficara melhor de curva??? Aguardo reposta, vlw abraço a toda equipe!!!! Diego Augusto 25 Santana de Parnaiba, SP
R: Diego, O J.Tadeu respondeu umas cartas há uns dias atrás comentando da dificuldade que estamos tendo para receber as motos para teste. O que posso dizer é que assim que estiver disponível faremos novo teste. Quanto à sua pergunta sobre os pneus um comentário feito no teste comparativo entre a CB500 e a GS500 é que o utilizado na CB se mostrou mais adaptado às condições da moto. Na verdade a alteração da altura do pneu de 91mm (70% de 130mm) para 104mm (80% de 130mm) faz com que a moto “caia” mais rápido para a condição de curva, como se a distância entre eixos diminuisse com isso, além de aumentar um pouco a relação final. Resulta realmente numa pilotagem um pouco mais agressiva em detrimento a uma pequena sensação de ondulação que não chega a ser shimmy. Isso porque os pneus são mais borrachudos e flexíveis. Importante que o dianteiro e traseiro sejam compatíveis e de preferência da mesma marca e modelo. Abraços,

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

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Mensagem:Gostaria de saber se existe a possibilidade de se utilizar de forma confiável pneus sem câmara em rodas raiadas e se existe no mercado alguma roda raiada que aceite esse tipo de pneu sem necessidade de adaptação (BMW não conta). Desde já agradeço. Rafael N 25 São Paulo, SP
R: Rafael, As rodas raiadas como você sabe têm furos para a fixação dos raios, isso faz com que vazem o ar que encheria o pneu sem câmera. A única moto que faz uso desse tipo de pneu em roda raiada é a BMW, bem lembrado tem um modelo com os raios fixados fora da área interna do pneu, de forma a permitir a vedação. Acredito que seja possível a adaptação fazendo uso de algum tipo de resina para selar o aro permitindo que os raios se movimentem sem provocar vazamento. Porém, como nenhum fabricante faz uso dessa opção acredito que haja outros problemas que só vamos descobrir em testes específicos. Um deles acho que é realmente a confiabilidade. abraços