Publicidade

Pretendo rodar cerca de 820 kms. em cada viagem quinzenal que fa‡o, sendo deste total 740 kms. rodados no asfalto (BR 101) e 80 kms. em trechos de terra/LAMA e areia. Gostaria de saber se neste tipo de utiliza‡Æo ‚ mais indicada a TORNADO ou a FALCON, e porque. No caso de existirem outras op‡äes nesta mesma faixa de pre‡o gostaria de tamb‚m ser orientado.
Alvaro – Eun polis/BA
As duas sÆo muito equivalentes no quesito terra, mas como vc vai rodar mais no asfalto, sem d£vida, a Falcon ‚ mais confort vel.

Ferma-sterzo
Tite, Bom 2006 do seu vizinho! No long¡quo ano de 1977 eu fui usu rio de uma Yamaha 200 CS5E que tinha um dispositivo no guidÆo – uma rodela parecida com um registro de  gua – que servia para aumentar a rigidez da dire‡Æo, acho que era para prevenir kick back, um tipo de amortecedor de dire‡Æo primitivo. Numa revista (teste) da ‚poca era chamado de “ferma-esterzo” (assim mesmo). Vocˆ sabe o que ‚? Algumas outras Y tamb‚m tinham como opcional (a 250 DS7 e a 350 R5).
Carlos – SÆo Paulo, SP
Sim, era um tipo de amortecedor de dire‡Æo, por‚m tinha um problema: ele endurecia sozinho e muita gente apertava aquele “registro” com muita for‡a nas retas, mas esquecia de soltar nas curvas e o cabra sa¡a voando estrada abaixo. A Yamaha TX 650 tamb‚m tinha. Recentemente pensei que essa seria uma solu‡Æo “caseira” para as motos kick-backudas, mas os rolamentos da coluna de dire‡Æo vÆo pro saco rapidinho.

XT 600
e ai, esfomeado mor tudo ok?, me diga l  uma coisa, vendi minha perereca (moto) e t¢ a fim de comprar uma xt ou t‚n‚r‚, dizem que o motor ‚ muito resistente e de f cil manuten‡Æo, al‚m de ser muito boa para viagens, infelizmente a grana ‚ curta e terei de comprar uma bem usada, caso necessite encontrarei pe‡as? a mecƒnica ‚ simples? qual o final dela? a‡ai com cerveja faz mal?
marcos – macap  ap
Pode comprar sossegado porque a mecƒnica ‚ bem simples e barata. Eu prefiro a T‚n‚r‚.

FMX
Tite se for verdade que a Honda vai trocar a falcon pela fmx tu nÆo acha que ser  uma troca de seis por meia d£zia porque como pode uma moto de 650cc ter s¢ 37cavalos e torque menor que a falcon ficar  ainda bem inferior a xt o que vc acha?pelo ao menos a moto ‚ bonita
marcelo – santos sp
Eu escrevi errado e j  corrigi. O torque da FMX ‚ 5,31 e nÆo 3,51. E a vantagem est  justamente a¡. Mas acho que a Honda do Brasil ir  preferir transformar a Falcon em uma moto mais moderninha.

Publicidade

Capacete
Oi Tio Tite, agora que comprei a minha menina, quero uma dica sobre capacetes! NÆo quero saber qual a marca comprar, mas sim o que devo observar na hora de comprar um capacete. As d£vidas: a minha moto ‚ uma Tornado, o que levaria a comprar um capacete aberto. No entanto, o meu percurso ser  na cidade, BH, entÆo estou optando por um capacete fechado, certo? Outra d£vida: como saber o tamanho certo? Devo comprar um capacete mais apertado (os vendedores dizem que eles cedem um pouco)? Arthur – Belo Horizonte (MG)
Em todo caso, prefira o fechado porque vc vai rodar no meio da fuma‡a e do trƒnsito. O £nico jeito de saber ‚ experimentando. Normalmente o n£mero certo fica meio apertado no in¡cio, que nem sapato.

Contra
A manobra Contra-ester‡o pode ser aplicada em qualquer velocidade e em qualquer moto? Aonde fa‡o curso de pilotagem em BH?  verdade que o motonline ser  apenas para s¢cios? j  tem previsÆo? Desculpe o excesso de perguntas mais quando vier em BH, Garanto a vc uma ida ao Mercado Central para degustar um excelente bife de f¡gado na chapa com jil¢ e cerveja artesanal bem gelada!
jonathan – Belo Horizonte – MG
Karaka, acho que escrevo em grego! Sim, em qualquer velocidade. NÆo sei de curso em BH. Ainda nÆo passa de planos, e ‚ ASSINANTE, nÆo s¢cio. NÆo gosto de jil¢.

Sol
 o seguinte: Quais as dicas para se previnir do SOL, que nesse verÆo t  muito forte e queimando bastante! Protetor solar? Manga comprida? o que seria a melhor op‡Æo?
ahh.
Michel – Joinville/SC
A melhor forma ‚ usar uma camisa de manga comprida, dessas de fora-de-estrada, ventiladas. Mesmo assim recomendo protetor solar na nuca. Bra‡os de fora nem pensar: a exposi‡Æo ao sol provoca queimaduras, desidrata‡Æo, manchas e at‚ cƒncer. Nas mÆos use uma luva tb de cross ou enduro que sÆo resistentes e ventiladas.

Hornet
Tite, estou pensando em comprar uma hornet, por‚m, tenho notado muitos motociclistas colocando a hornet a venda com baix¡ssima kilometragem, tem algo acontecendo c/ a hornet. Seria melhor adquirir a Bandit 650S.
Carlos – SÆo Jos‚ dos Campos
Acho que ‚ por causa do refluxo dos gases do escapamento, muita gente nÆo agentou essa “caracter¡stica”. Aproveitem que estÆo vendendo v rias usadas e compre por um pre‡o baixo. Depois mude o escapamento de lugar e pronto!

Publicidade

Filmes
oi o site est  de mais, muitas informa‡äes sobre motocicletas parte de mecƒnica amaciamento de motor isso me interessa muito gostaria de alguma infoma‡Æo como conseguir dvds sobre mecƒnica de motos,montagem de motor el‚trica etc. Se vocˆs poderem me ajudar eu agrade‡o eu sou leitor ass¡duo e espero que continuem tendo muito sucesso
paulo – manaus, am
Ih, nÆo sei de nada sobre isso!

Scooter
vocˆs podem me ajudar a conhecer a vantagem e desvantagem de comprar um Suzuki ATN 125 Burgman, pois nÆo estou encontrando informa‡äes sobre essa scooter, j  que estou querendo comprar uma para minha esposa e quero saber coisas como durabilidade, confiabilidade, avalia‡Æo t‚cnica e outras coisas quem algu‚m como vocˆs que manjam tudo de motos possam me informar.
Daniel – SÆo Bernardo do Campo, SP
Ih, nÆo tive muito contato com esse scooter, mas pelo que notei nos propriet rios, eles estÆo felizes.

Calend rio
Estou querendo baixar o calend rio anual de encontros de motociclistas. Onde posso encontrar ?
alessandro – Angra dos Reis – RJ
Acho que existe uma associa‡Æo de motoclubes, mas nÆo sei como achar os caras.

Ostracismo
Valeu pelas reportagens sexto-sentido e contra-ester‡o. Eu ainda nÆo tinha lido e tava pedindo artigos sobre seguran‡a. Algumas manhas adquirimos no guidÆo, mas quando algu‚m experiente passa esses conselhos evita muito joelho ralado (e/ou coisa pior). A prop¢sito: tava comendo umas ostras nesse final de semana e lembrei de vc (R$ 4,00 a d£zia!!! Acredite se quiser).
Gerson – SÆo LU¡s – MA
Valeu, G‚rson, mas amanhÆ estarei em Florian¢polis comendo as MINHAS ostras a 4 paus!

Publicidade