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Foto: Bitenca

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Eu gostaria de saber que tipo de óleo lubrificante eu coloco na moto yamaha Lander 1º Sae__________ ex 20w50 e a clacificação___________ ex API/SF Cláudio (35) Cariacica ES
Cláudio, o óleo especificado pelo fabricante está no manual do proprietário. SAE 20W-40 ou SAE 20W-50 Tipo SF, SG de Serviço API ou superior, norma JASO MA. Aconselho para sua região utilizar o SAE 20W-50 por causa da temperatura ambiente. Importante que seja para motocicletas (4t) abraços,

Boa Tarde! Eu leio a resvista duas rodas e observei que existe algumas propagandas de lojas e oficinas que vendem um kit de pistões para aumentar a cc da moto. No caso esses kits podem ser considerados seguros? Qual outro problema podem ocorrer sem ser a vida util do motor? Vinicius (26) São Paulo, SP
R: Vinícius, Esse é o único problema, que pode ser minimizado se o uso for adequado mas quanto mais radical, maior o desgaste. Claro que é preciso que as peças sejam de boa qualidade e o serviço seja bem feito, abraços.

Bitenca, quando questionei sobre o amplificador de centelha e sobre as velas de Iridium e de 4 eletrodos, foi mais para tirar dúvidas. Leio bastante sobre esses “equipamentos”, e sempre ouvi dizer que melhoram desempenho, que reduzem o consumo de combustível, que a queima melhora bastante e diminui os depósitos de carvão formados no cabeçote e na cabeça do pistão. Não havia pensado em melhora no desempenho da moto, mas sim, na economia que estes dois em conjunto poderiam proporcionar já que não tenho conhecimento específico sobre este assunto ainda. Sua resposta foi de muito bom agrado para mim e ao que me parece, não altera em nada do que dizem. Hoje, eu prezo muito pela economia de combustível na minha moto andando sempre que possível em baixas rotações, pneus calibrados, relação lubrificada etc. Muito obrigado mais uma vez pela sua resposta, e lhes desejo felicidades e tudo de bom. Rafael 22 Goiânia – Goiás
R: Rafael, Obrigado. Você tem razão, a economia é muito maior com a forma de pilotar do
que nos acessórios. O combustível de qualidade também é essencial.

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Foto: Bitenca

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Prezados amigos do Motonline, acesso o site diariamente a pelo menos dois anos e tamanha é a eficiência, qualidade e diversificação de informações no site que eu não fazia mais sentido renovar minha assinatura daquela renomada revista cujo nome indica o número de rodas da nossa paixão rsrsrs… Más deixando de lado a rasgação de seda, sou um feliz proprietário de uma Falcon 2004 com apenas 12.000 Km, e como costumo pegar o trânsito carregado de SP que nos obriga a andar em velocidades muito baixas, temo pelo supereraquecimento da motoca, sinto o motorzão pegando fogo. Gostaria de saber se é possível e viável adaptar o radiador de óleo da Saara e se isso implicaria em algum beneficio no meu caso. Desde já agradeço a atenção, abraço a todos! Eduardo 29 São Paulo, SP
R: Obrigado Eduardo, É sempre bom abaixar a temperatura do óleo num motor, desde que
mantenha o fluxo e pressão no sistema. Se você pegar a linha de retorno ao tanque e do lado esquerdo da moto e adicionar o radiador deve ficar bom, desde que você faça os tubos flexíveis próprios para esse tipo de aplicação. Procure uma empresa que lide com sistemas hidráulicos para lhe confeccionar a mangueira (clipagem das pontas metálicas), adaptando no tubo original de retorno, passando pelo radiador e retornando ao tanque pela conexão
original. Faça as peças com o diâmetro igual ao original e verifique o volume adicional de óleo que vai precisar para completar o sistema. Boa sorte.

Boa tarde,e parabéns à toda equipe motonline. Possuo uma Bandit 650,ela utiliza pneus da marca Bridgestone,modelo bt020 na traseira. Vou substitui-lo e tenho a seguinte dúvida: -encontrei nas lojas o modelo bt 014,que chega a custar até R$90,00 REAIS a menos, na mesma medida. Qual a diferença entre os modelos quanto a durabilidade,e estabilidade?
Augusto 30 Castro,PR
R: Augusto, o BT020 é um pneu para esporte-turismo e BT014 é mais indicado para uso agressivo na rua, ou seja é mais orientado à performance do que o BT020 que é mais resistente ao desgaste, tem mais durabilidade.

Estou modificando uma CG 125 Today 1991, para deixá-la um pouco mais esportiva e minhas dúvidas são: 1)como recuar as pedaleiras, para deixar a posição de pilotagem um pouco mais esportiva? (quanto ao câmbio ele poderia até ficar invertido) o problema maior é quanto ao pedal de freio; 2)existe algum suporte de pedaleira (bacalhau) de outra(s) CG ou outro modelo que se encaixe nesta moto? 3)é possível colocar semi-guidões, mesmo abaixando um pouco a frente? 4)ou é preferível colocar um guidão tipo da Fazer ou Strada (mais esportivo) sem bater no tanque? Obrigado. João 46 São Paulo – SP
R: João, a fixação das pedaleiras pode ser feita dos dois lados com um novo suporte que pode ser feito de tubos. Vai precisar encontrar uma boa oficina que confeccione esse suporte, aí a alavanca do freio também pode ser feita inteiramente de tubos, pode ficar bem legal. Se seu uso for mais na estrada e se não ficar muito incômodo pode sim fazer semi-guidons tipo clip-on. Não sei se encontra nas lojas mas o mesmo mecânico pode fazer uns para você, soldando as pontas de um guidon comum em bracadeiras para prender nas bengalas abaixo da mesa superior. Se preferir coloque um guidon da strada mesmo que não deve bater no tanque se bem regulado e fica mais confortável.

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Tenho uma Fazer 250, e quero uma XT660R, mas estou com receio pois a XT tem roda com camera e estou com medo de comprar uma e “sofrer” quado o pneu furar pois quando tinha uma Biz tive que empurra-la até uma borracharia. O pneu da XT fura com muita facilidade como os outros pneus ou tem uma maior resistência? Vinicius 26 São Paulo
R: Vinicius, o pneu sem câmara tem a vantagem de furar menos, ou demorar a perder a pressão quando fura, mas se bem conservado o pneu com câmara dura bastante e fura bem pouco, dependendo do uso. Você pode ainda colocar uma vacina de pneu que evita o furo, funciona bem. Boa sorte.

Tenho uma Yes 125cc ano 2008 e ela tem 6 meses de uso. As vezes acontece de quando estou andando na 5° marcha ela escapole ou cai para a 4° fazendo com que aumente bastante a rotação. Isso é comum de acontecer e se isso pode causar algum tipo de defeito ou desgaste excessivo no motor? Parabens pelo site… tem me ensinado bastante!!! Grato.
Newton (20) Vila Velha ES
R: Newton, Pare a moto imediatamente e leve a uma boa oficina. Se ainda estiver na garantia acione-a porque vais ter que abrir o câmbio e verificar as peças que necessitam ser substituídas. Provavelmente garfinho do câmbio e alguma engrenagem. Pode sair caro e mais ainda se continuar andando e escapando marchas. Boa sorte, Bitenca