Publicidade

Sou uma quarentona e, estou naquela fase de realizar um antigo desejo de adolescˆncia. Possuir uma moto, tenho preferˆncia por motos altas. E sou fÆ de trilhas e esportes radicais. Gostaria de saber, em termos de pilotagem X custo benef¡cio, qual ‚ mais indicada para uma mulher de 1,68m de altura que pretende fazer umas viagens e trilhas de vez em quando.
Suely – Duque de Caxias – RJ
â Su, nÆo fale assim de vc: “quarentona”. Nada a ver, a vida come‡a aos 40! A sua altura nÆo ‚ problema, o essencial ‚ a experiˆncia. Muita gente se engana e come‡a com uma moto pequena, por causa do baixo peso. S¢ que a baixa potˆncia dificulta a passagem por alguns obst culos e acaba provocando a queda.  melhor uma moto mais potente, que te dˆ boas respostas em baixa rota‡Æo. NÆo sei quanto vc est  disposta a gastar, mas deixe de lado as 125, porque nÆo tˆm for‡a em baixa rota‡Æo. Para come‡ar no fora-de-estrada a Tornado seria uma boa escolha e vc ainda tem a op‡Æo de pedir com a suspensÆo rebaixada (embora nÆo precise, pq eu tenho s¢ 1 cm a mais que vc e me encaixo perfeitamente na Tornado). Se preferir uma mais barata e leve, a Honda XR 200 ‚ uma ¢tima op‡Æo, ou ainda a Yamaha XT 225, s¢ que esta ‚ bem mais cara. Pensando bem, a XR 200 ‚ a motoca ideal.

Pintura
Tio Tite, eu to cansado de esfregar querosene no motor da minha bros e ele continua escuro no centro e prata-brilhoso nas laterais. EntÆo tive a id‚ia de mandar pintar com a mesma tinta/cor das laterais do motor a parte do motor que “escurece” (a “colm‚ia” e a base central, onde nao eh pintado) As vantagens seriam ¢bvias: Motor sempre bonito com boa aparˆncia, parecendo 0km, e seria bem mais f cil de limpar. Mas s¢ vc pode me tirar a d£vida: Quais as desvantagens/preju¡zos que isso pode causar?
Guilherme – JoÆo Pessoa, PB
Tecnicamente nÆo traz problema nenhum, mas estas tintas costumam descascar depois de algum tempo e o aspecto fica pior ainda.

Usadas
Ol  Tio Tite! bem vindo ao Lisarb! fez boa viagem? j  jantou? t  tudo bem? coma um chocolate para nÆo bater a deprˆ por estar aqui de volta. Bom: sei que logo vc colocar  ar a mat‚ria sobre “Compra de motos usadas”. Tenho f‚ nisso, rezo todas as noites! Mas, pressa pouca ‚ bobagem, l  vai: uma XT 600 00/01 entre 19000Km a 25000Km t  no fim da vida ou ainda tem muita lenha p/ queimar? Sei que depende da “mÆo” do antigo dono mas, no geral, d  p‚ ainda?
PATRIC – SAO PAULO/SP
Tem v rias mat‚rias na fila. Ihh, XT 600 ‚ um osso duro, agenta qualquer tranco. Foi feita para dar a volta ao mundo e 25.000 km pra ela nÆo ‚ nem voltinha no quarteirÆo. Pode investir na boa.

Desapontado
Tite, gostaria de utilizar esse espa‡o para expressar o meu desapontamento com a Yamaha de Bauru. Fui at‚ l  comprar uma XT 225 2004 (zero KM-moto de exposi‡Æo, para tanto eu iria dar como entrada a minha Bros 125 2003 e pagar a diferen‡a. Ocorre que o vendedor nÆo demonstrou o menor interesse em vender a moto, nÆo retornaram a liga‡Æo prometida, nÆo enviaram a proposta formal da diferen‡a do valor que eu teria que pagar. Enfim, acho que a Yamaha deve estar vendendo muita XT225 para agir assim.
Fabian – Bauru-SP
Este tipo de msg requer que vc indique o concession rio e o nome do vendedor.

Publicidade

Quad
PerdÆo, jamais incentivaria mais de 2 pessoas em uma moto, at‚ duas j  a deixam um pouco inst vel. Mas vi um jetski da yamaha com 3 lugares, e seria interessante um ve¡culo terrestre assim. Ainda ap¢io a id‚ia de quadriciclos urbanos, por que s¢ fabricam off-roads? Eu achei esse site no site da Piaggio, pelo fato da marca estar parcipando da Dealerexpo.
Rodrigo – Santar‚m, PA
Rodrig¢n, o link continua nÆo abrindo. Seguinte, vc viu a not¡cia do triciclo da Piaggio aqui no Motonline? S¢ que sÆo duas rodas na frente, ao contr rio do convencional que sÆo duas rodas atr s. Os quadriciclos urbanos estÆo sendo pesquisados mais intensamente pelas f bricas de carro, o que ‚ esquisito, ou porque eles det‚m uma tecnologia mais espec¡fica no assunto. Os quadriciclos convencionais nunca foram vantajosos porque re£nem o que existe de ruim em uma moto com as desvantagens de um carro: nÆo se movimenta em locais estreitos e quando chove o piloto se molha todo. Ele nasceu mais para ser um ve¡culo de servi‡o nas pequenas propriedades (por isso s¢ existem versäes off-road). Recentemente a Peugeot lan‡ou um quadriciclo urbano todo modernoso, mas sua £nica vantagem em rela‡Æo … moto ‚ poder ser pilotado por qualquer desequilibrado que nÆo consegue se manter sobre duas rodas. Os quadriciclos mal podem levar garupa, muito menos 3 pessoas. O Jet ski tem uma dinƒmica totalmente diferente e nÆo se pode comparar com ve¡culos terrestres.

Lƒmpada
Gostaria de saber se posso trocar a lƒmpada de 35 W de uma Honda Twister para uma lƒmpada do mesmo modelo mas de 100 W para aumentar a luminosidade? Terei problemas de aquecimento do refletor ou da lente do farol?
Marcelo – Franca – SP
De fato, a lƒmpada de 35 W da Twister ‚ uma com‚dia, mas para saber se pode trocar por uma de maior capacidade ‚ preciso consultar uma concession ria. Acredito que nÆo adiantaria muito, pois o sistema el‚trico nÆo vai gerar mais corrente.  como trocar a torneira por uma maior, mas manter o diƒmetro do cano.