Qual, tuning, umidade, será, casada, freio, carburador, espanhol, procura, GS, freio, XT, CBR, Já era, Vela, overhauling

Tio Tite, fiz oq vc pediu e o pessoal do F¢rum me indicaram outras 2 motos: a nova naked GSR600 da Suzuki e a Lightning XB12S da Buell, portanto ae vai a bateria de perguntas (sei q vc adora isso) – achei linda a Buell, mas onde vende ela e ser  q tem manuten‡Æo aqui no Paran  ? E achei aqui no site q ‚ motor de Harley. D  manuten‡Æo um motor desse ou ‚ de confian‡a pra durar ? A £ltima, por ser um motorzÆo desses e V2 a moto nÆo treme muito nÆo (gemada pro piloto) ?
Paulo – Dois Vizinhos, Paran 
Vixe, esqueci sua primeira mensagem. PaulÆo, esses caras dos f¢runs andaram bebendo? A GSR 600 nÆo existe no Brasil e a Buell vibra tanto que vc ter  de aparafusar suas obtura‡äes, sem falar na gemada. Volte ao come‡o do jogo, que moto vc queria mesmo?

Tuning
fala pro jaison – rosario do sulrs entrar no site “X” q l  tem umas dicas iradas de tuning e prepara‡ao!
Rafael – Sao paulo Sp
Rafa, a gente nÆo d  palha pra site de monstrengos.

Umidade
O cara que tava com a Comet falhando sob chuva muito forte, nÆo poderia ser excesso de umidade? Acho que foi vc mesmo que deu a informa‡Æo de que a umidade do ar pode comprometer o rendimento, principalmente se o filtro for de papel. Procede? Abra‡o, boa P scoa e cuidado com o excesso de ovos!
Gerson – SÆo Lu¡s, MA
Nesse caso ‚ ruindade mesmo, porque a altera‡Æo da umidade ‚ quase impercept¡vel.

Ser ?
Sobre o desaparecimento da XT 225 do site da Yamaha. Aconteceu a mesma coisa com a XT 600 e TDM antes do lan‡amento da 660 e da Fazer. Elas sumiram e alguns meses depois teve o lan‡amento das novas motos. Ser  a XT 250 chegando?
Leonardo – Bras¡lia, DF

Casada
Tite, o miolo do contato da minha Titan 99 ta ruim, nÆo queria comprar outro contato e ficar com mais uma chave pendurada, lendo o manual vi que o n§ que tem na chave ‚ para pedidos de reposi‡Æo de pe‡as, liguei em uma concessionaria honda e me falaram que nÆo fazem o contato especifico para a chave numerada (contradiz o que esta escrito no manual da moto), mas vendem um kit de contato + tampa combustivel + trava de capacete. A honda nÆo deveria seguir o que esta escrito no manual da moto?
Wagner – SP-SP
Isso t  me cheirando a venda casada. V  a outra concession ria ou entre em contato com o SAC cheio da Honda!

Freio
Caro Tite, tenho uma Tornado e gostaria de saber se consigo colocar freio a disco na traseira? se sim onde?
Jardel – Betim-MG
Sim consegue. Onde? Na traseira, oras!

Carburador
Tite, parab‚ns pelas excelentes mat‚rias e reportagens. Gostaria de saber as vantagens do carburador a v cuo, utilizado nas Honda Hornet e Shadow 750. Ele ‚ mais eficiente que os demais?
Paulo – SÆo Paulo – SP
Sabe que nÆo sei! Se algu‚m souber, favor explicar, porque fiquei curioso.

Espanhol
tio tite,este sobrinho leva quase quatro anos fora de lisarb, fiquei impressionado com a quantidade/variedade de motos que tem aqui (espanha), para todos os gostos e tamanhos , sabe qual ‚ a moto que eu tenho visto muito na rua?se chama CBF250(A NOSSA TWISTER) isso mesmo, cada dia tem mais gente trabalhando,passeando,etccom essa belezoca, espero com este depoimento que as pessoas saibam que em lisarb se fabricam motos de qualidade,o que nao existe (em lisarb) ‚ um salario digno o que ‚ uma pena.
paulo- vigo, pontevedra ESPANHA

Procura
estou a procura de uma cbx twister 2000, 20001, 20002, com o pre‡o de at‚ R$ 7.000 ou uma cg 150 no pre‡o de R$ 6.000, na cidade de ribeirÆo preto – sp, por favor me informem se existe alguma moto nesse pre‡o, por favor mandem foto das motos,
neto – sÆo sebastiÆo do paraiso mg
Vc j  ouviu falar em Classificados? Costuma dar bons resultados.

GS
Tite, estou querendo comprar um GS500 e gostaria de saber se as mudan‡as que ela teve em 2001 foram so no visual ou tiveram altera‡äes mecanicas tb pois o pre‡o e bem diferente entre os modelos?
Ricardo – BH,MG
Num lembro, mas acho que foi s¢ na parte est‚tica.

Freio
Todo dia eu vejo no forum dos “Tornadeiros” ou na comunidade da Tornado no Orkut nego falando em colocar freio a disco na traseira da moto para “melhorar a frenagem”. Por‚m hoje eu vinha com a minha Tornado original e em uma frenagem de emergˆncia a roda travou com muita facilidade, coisa que eu j  sabia a muito tempo, portanto te pergunto: Ser  que apenas adaptar um freio a disco na traseira vai melhorar a frenagem da moto ou isso teria que ser acompanhado de um trabalho na suspensÆo traseira?
Wilson – SÆo Bernardo do Campo – SP
Wil, tenho uma p‚ssima not¡cia pra te dar: o que provoca o travamento da roda traseira ‚ o exagero no uso do freio DIANTEIRO! Se vc for‡a muito o freio dianteiro, a traseira fica leve e trava a roda. A suspensÆo que precisa ser regulada ‚ a dianteira e nÆo a traseira.

XT
Do alto de sua sapiˆncia prof‚tica diga l : a XT 250 vir  5 marchas (como a FZ) ou com 6?
S‚rgio – Colatina/ES
Huuummm, estou entrando em conexÆo com minhas emana‡äes astrof¡sicas, espera a¡! Ih, deu falta de sinal! Num sei!

CBR
caro Tito,gostaria muito que vc me ajudasse a tomar uma decisÆo muito importante para mim,o quanto mais rapido possivel. Tenho um amigo que possue uma cbr450 ano 1990 e,ele quer fazer negocio comigo na minha twister ano 01/02.Oq vc me aconcelha!ele ta pedindo nela r$=10.500 e eu r$=6.500 na minha.A cbr dele vale tudo isso?ela esta bem conservada,‚ uma das melhoras do MA. Sera que vou ter muita dor de cabe‡a com essa moto?me de uma luz meu xapa!
hekcio – sÆo luis-ma
Huuummmm, estou entrando em sintonia com minhas emana‡äes tel£ricas pra prever o futuro. P‚ra a¡. Hum, acho que a CBR 450 do seu amigo nÆo dar  trabalho, mas em todo caso fala pra ele me mandar 20% de comissÆo.

J  era
tenho uma rd 350 ano 1998 mod 1999 e estava andando e ela come‡ou a falhar desesperadamente quando acelerei um pouco mais, depois disso nÆo pegou mais troquei as velas e fiz o teste para ver se estava vindo faisca nas velas , gasolina etc percebi que nÆo tinha faisca; Toquei as velas ai nem sinal ela deu mais. Aconteceu isso uma outra vez mas eu deixei a torneira da gasolina aberta e quando liguei afoguei a coitada.
se ouder me ajudar o que pode ser. ser  o cdi ou melhor o fuzivel o piloto
gilmar – sao paulo
O CDI foi pro saco!

Vela
Muito bom esse artigo ele me fez lembrar que o motor tem tem vela!(rs) Uma pergunta: Pretendo esticar 2100km de cuiaba at‚ porto alegre na minha strada cbx200, velocidade media de 100/110km/h, giros em torno dos 7000/8000, fiz a parte de cima a uns 3000 km, qual seria a vela mais adequada? alguma outra recomenda‡Æo? Aparece ai pra gente degustar um bolo de chuva com um vinho de pessego sinuelo.
Wagner – cuiaba mato grosso
Pode usar a original mesmo.

Overhauling
Fala, Mestre! Parab‚ns pelo “overhauling” na moto do Belezinha. Eu s¢ nÆo mexeria na aparˆncia, pois tive uma moto ruim de aparˆncia (um amigo dizia que nÆo estacionava a moto ao lado da minha pra nÆo pegar ferrugem na dele), e ainda assim tentaram levar a magrela v rias vezes. Eu tinha um sistema anti-furto nela. Pneus, pastilhas, lonas, rolamentos eram originais e “zerados”. Fa‡am um seguro pro Belezinha.
Gerson – SÆo Lu¡s, MA