Publicidade
Foto: Honda CRF 230F

Foto: Honda CRF 230F

Quero comprar uma moto para praticar trilhas aos finais de semana, e gostaria de saber qual seria a melhor compra entre a Tornado e a CRF 230, pois, nada melhor que ouvir a sugestÆo de quem entende da mat‚ria. Tenho 1,91 de altura e 70Kg.
Petronio – SÆo Jos‚ do Rio Preto/SP
â magrÆo, se realmente for apenas pra rilha de final de semana, a CRF 230 ‚ mais barata e nÆo precisa gastar grana com licenciamanto! E vˆ se come, meu filho!

Viagem
Tite troquei minha xtz 125 por uma fazer, e sonho em ir pro chile ou argentina d moto, pra esse tipo d aventura e por causa das estradas brasileiras, vale ir d fazer ou vale o empenho d trocar por uma lander? outra coisa, tenho lido bastante sobre o freio borrachudo da yamaha, e minha velha xtz mordia mto bem, melhor q a fazer, meto um aeroquip na fazer? vou notar diferen‡a? e parabens pelo livro!
Ot vio – curitiba pr
Acho que vc vai pegar s¢ estrada de asfalto, nÆo precisa de uma moto alta. Se for pegar terra, a¡ sim, v  de Lander. O freio da Fazer ‚ bom pra caramba. J  leu o livro?

Pneus
Tite, sem querer ser chato, eu li a mat‚ria sobre pneus maiores e todas as suas respostas aos pentelhos que ainda tinham d£vidas. Pois bem, eu nÆo tenho d£vidas, s¢ vou relatar minha experiˆncia com eles: tenho uma Twister e troquei os pneus originais MT75 pela linha Sport Demon (heheeh). Na frente, em vez do 100/80, meti do 110/80. Atr s, em vez do 130/80, coloquei o 150/80, mas um de cada vez. Somente com o pneu dianteiro, notei que o guidÆo ficou mais duro e pesado. Deu diferen‡a na velocidade tamb‚m, mas coisa m¡nima. Quando pus o traseiro, ela ficou mais dura ainda, tamb‚m mais lenta por causa do aumento no curso. Por‚m, como nÆo sou o Valentino Rossi e nÆo tenho que provar nada pra ningu‚m na rua (ou seja, nÆo fico torcendo os cabos por a¡), nÆo me importei com a pequena perda de rendimento. Ando muito em estradas retas, e nesse ponto admito que ela ficou ¢tima. Nas curvas, os Sport Deamon pegam mesmo no asfalto, proporcionando aquelas curvas maravilhosas que todo motoqueiro adora fazer. Bom, s¢ mais uma coisa: qual o real perigo de me machucar nessa brincadeira?
Eric – Guarulhos, SP
Perigo nenhum, s¢ se vc passar dos limites e meter o c“co no chÆo!

Publicidade

Pe‡as
Ol , possuo uma Scooter Kawasaki Kymco ano 99 e gostaria de saber onde eu posso encontrar pe‡as de reposi‡Æo. Carenagens, rodas todo o tipo de pe‡a.
Eduardo – Rio de Janeiro
Eduardo, una-se aos ¢rfÆos da Ava/Kawasaki sem pe‡as. Entre em nosso f¢rum Motonline e pesquise com os leitores.

Veneno
Eu tenho uma biz 100cc e estou querendo dar uma melhorada na potˆncia , por enquanto o que eu sei que um filtro esportivo j  ajuda. Mas ouvi falar em trocar a agulha do carburador e colocar uma agulha da biz 125cc , s‚ra que isso ‚ verdade . E que tipo de regulagem da agulha e do ar que possa ser feito para aumentar a potencia?
Fernando – RibeirÆo claro/PR
S¢ perguntando a um mecƒnico, ou visitando nosso f¢rum Motonline nos t¢picos sobre Biz 100.

Gasolina
Tite, antes de nada queria agradecer pelo grande servi‡o que vc presta a comunidade, em especial a mim pois acabo de entrar para esse universo (motociclismo) e vc tem sido importante, se vc nÆo ganhar dinheiro aqui certamente esta comprando muitos creditos no c‚u. DUVIDA: Acho que a materia sobre a nova Shadow tem algo errado pois apesar da inje‡Æo a moto ficou com 41cv e 5,9kgf.m de potencia/torque contra 45,8 e 6,42 respectivamente na versÆo nacional 2006. Tenho uma 2006, minha primeira moto, ainda amaciando e estou gostando muito, eu adoro o estilo classico dela, acho q o erro da Honda e nÆo disponibilizar aqui em Lisarb mais de uma versÆo, e assim atender um maior publico, Eu particularmente acho a 2006 bem mais bonita que esse modelo apresentado. Sei que vc j  falou adoidado de gasolina, eu j  pesquisei, mais ainda tenho d£vidas do que fazer. Rodo pouco com a moto (Shadow 750) as vezes so no fds, o manual fala claramente em gasolina comum, por‚m sei que a comum devido a moto ficar parada vai me criar problemas. sei tb que a podium ‚ aditivada, e esses aditivos acabam contaminando o oleo e nÆo fazem nada bem a partes importantes da moto (p.e. embreagem), dai fico na d£vida . O vc faria? comum ou podium ? Meio a meio seria uma boa op‡Æo? Se eu trocar o ol‚o com uma frequˆncia maior eu dimuo o problema? Cara como a moto faz curva melhor com a t‚cnica do contra ester‡o.
Fernando – Santos – SP
Vc ‚ de Santos e nÆo foi em nossos encontros Motonline? Que mala! Bom, mude de mecƒnico porque a gasolina nÆo se mistura com ¢leo, s¢ se sua Shadow for dois tempos! O que detona a embreagem ‚ usar ¢leo sint‚tico de carro na moto. Pode usar comum, Podium, ou misturada, como quiser. Os dados sÆo relativos … Shadow AMERICANA, e nÆo brasileira.

Lander
Tite, leio o motonline a muito tempo j  mas ‚ a primeira vez que escrevo aqui. Estou querendo trocar minha xt225, portanto li o teste comparativo entre a lander e a tornado, mais por ser fa das off-road da yamaha, aprendi a andar de moto de Dt180, acabei decidindo pela Lander. Segue a d£vida a troca das rodas por outras de aluminio e do pneu dianteiro pelo mesmo da tornado, ir  ajudar na estabilidade e nas curvas? E a sexta marcha nÆo faz falta na estrada mesmo? o giro nÆo fica muito alto e irritante?
Andr‚ – SÆo Paulo SP
Pode trocar as rodas e o pneu dianteiro. Sim, o motor fica pedindo uma sexta marcha o tempo todo!

Publicidade

Marcha
Tite, o que siginifica o termo “Rela‡Æo da marcha” do qual vc se refere nos seus testes?
Juarez – Divin¢polis, MG
 a mesma coisa que a caixa de cƒmbio. L  dentro tem um monte de engrenagens, cada uma corresponde a uma marcha. Que nem o cƒmbio da bicicleta. S¢ que bem mais complicado.

Fazer
Tenho uma TWISTER 06 que tirei zero km,e estou a 8 meses com a mesma mas tive a proposta em adiquirir outra 250c na qual ‚ a FEIZER tambem zero km. Gostaria de sua opiniao sobre a Feizer. Gostaria de saber os pr¢s e contras entre as duas motos. O unico problema que tive com minha Twister foi ter que trocar o conjunto de embreagem, pois a moto com 2000km nao engatava o neutro mas a garantia trocou sem maiores problemas.
Otavio – Itajai / SC
Vc ‚ novo aqui? O teste completo da Fazer j  foi publicado!

An£ncio
Tio Tite, seu livro ta show, chegou ontem e ja li quase todo, parabens pelo livro. No site motonline tem uma propaganda de uma loja virtual ACFIMPORTS, e os caras tem umas jaquetas muito bonitas. Uma pergunta: Essa empresa ‚ seria? podemos comprar que nao tem perigo de nao receber o produto?
Josenilton – Barra do Corda – MA
Valeu, J“, seguinte esses an£ncios sÆo links patrocinados pelo Google. N¢s nÆo nos responsabilizamos por eles e nem conhecemos essas empresas. Agora, perto de mim at‚ um circo ‚ s‚rio!