Publicidade

Os ciclistas brasileiros da equipe Extra Distance Team superaram 2 mil dos 4,7 mil quil“metros da Race Across America 2004, a principal prova de endurance de bicicletas do mundo, cortando os EUA de oeste a leste, entre as cidades de San Diego a Atlantic City.

O grupo formado por Michel Bogli, Z‚ Filho, M rcio Milan e C ssio BrandÆo ocupa a quinta coloca‡Æo na categoria quarteto masculino e a 19§ no geral. Foram percorridos cerca de 2.032 quil“metros at‚ o posto de controle 22, na cidade de Meade, no Kansas, sexto estado do roteiro. A pr¢xima esta‡Æo ‚ em Bucklin, tamb‚m no Kansas, a 71,2 quil“metros, restando ainda 32 PCs.

A melhora na classifica‡Æo geral j  era esperada, uma vez que os quartetos estÆo alcan‡ando as duplas e os solos, que largaram antes e fazem uma m‚dia de velocidade menor. Mas o destaque dos brasileiros foi justamente o trecho entre Dalhart, no Texas, e Guymon, no estado de Oklahoma, com 125,4 quil“metros. O grupo completou o percurso em 2h50min, na manhÆ de quinta-feira, com a excelente m‚dia de 40,3 km/h. “Puxamos um pouco para melhorar a m‚dia e a estrat‚gia deu certo”, esclarece Michel Bogli, campeÆo em duplas da prova na edi‡Æo de 2001.

Um dos maiores desafios da equipe ‚ a brusca mudan‡a de temperatura. “Na noite anterior, por exemplo, pedalei cerca de 15 horas seguidas descendo o Grand Canyon e a temperatura no come‡o da noite era de 5§. Isso depois de pegar por volta de 38§ durante o dia”, explica M rcio Milan, 55 anos, diretor comercial de commoditties, projetos especiais e assuntos corporativos do Grupo PÆo de A‡£car. M rcio, ali s, faz sua estr‚ia na prova e ‚ um dos idealizadores do Extra Distance 800 K, realizado no pa¡s no final de 2003.

Publicidade

A competi‡Æo para os brasileiros come‡ou na segunda-feira. J  sÆo mais de 70 horas de prova e a estrat‚gia tem sido manter trˆs ciclistas pedalando. “Cheguei a ficar 48 horas sem dormir, mas o esfor‡o vale a pena”, finaliza M rcio, que antes da prova participou do revezamento da tocha ol¡mpica, no Rio de Janeiro.

A equipe conta tamb‚m com mais 12 pessoas que estÆo dando suporte para que o quarteto consiga alcan‡ar seu objetivo. Motoristas, massagista, mecƒnico, entre outros, completam o time brasileiro. Al‚m do Extra Hipermercados, a equipe conta com patroc¡nio de µgua Mineral Schincariol, Bav ria Sem µlcool, Bombril, American Airlines, Fuji Bikes, Ritchey, Flying Horse, PowerBar, Families of SMA e tem o apoio da Nike.

Mais informa‡äes sobre a participa‡Æo do Extra Distance Team na Race Across America no link abaixo.