Olá. Gostaria de saber mais sobre a Suzuki VX-800, pois tenho muito interesse em comprá-la. Obrigado. Gustavo, 35, Araras, SP.
R: A Suzuki VX800 é uma bela moto, que foi fabricada entre 1990 e 1993. Seguindo a fórmula de “moto universal japonesa”, quer dizer uma moto para uso cotidiano, sem uma tribo específica em foco. O seu motor foi aumentado para 805cc partindo de uma 750 original. Tem concepção em V a 45 graus e DOHC nas quatro válvulas por cilindro alimentados por dois carburadores de 36mm e os escapes eram 2×2. A transmissão tinha 5 marchas e embreagem em banho de óleo com um dispositivo anti-torque para suavizar as reduções, a transmissão final era por cardan. O chassis de aço tinha berço duplo e utilizava o motor como elemento estrutural. Nota-se que a balança era afixada por fora do chassis como uma forma de manter a moto estreita. A suspensão dianteira era convencional de 41mm com um ângulo de 31 graus sem ajustes de pre-carga ou hidráulicos, mas nos amortecedores convencionais traseiros esses dois ajustes existiam, mas apenas no retorno do hidráulico. O tanque tinha capacidade de 20 litros e 4 de reserva, o que dava uma boa autonomia. Essa moto tinha um motor com bastante torque que permitia retomadas muito boas, sem necessidade de mudança de marchas e a posição do piloto, mesmo que bastante confortável forçava uma leve inclinação para melhor adaptar em velocidade, sem brigar muito com o vento. Era uma moto para rivalizar com as TDM850 da Yamaha e as Honda VTR, mas infelizmente saiu de linha. Importadas somente por empresas independentes deve ser bem difícil de encontrar, inclusive as peças. Abraços
Bom quero desejar um bom dia…Gostaria que vocês me informacem se é possível colocar um carburador de ybr factor na minha ybr 2005… Gostaria de saber se teria que trocar também o cdi pois o da factor é diferente… Vocês devem pensar que coisa idiota colocar um carburador de factor numa ybr pra que? É que a meu pai e meu tio compraram uma factor e realmente ela é muito boa arranca mais anda mais também de final,e é mais econômica também… Eu ia trocar a minha numa factor só que minha ybr ta muito zerada ainda.. Mandei reformar ela toda e é toda cromada,vou ficar com ela mais uns 8 meses… Preciso tirar essa duvida e espero que me ajudem… Ainda não perguntei pros mecânicos da concessionária se daria… Obrigada pela atenção…Elvis, 27, Itajaí, SC.
R: Elvis, se o seu objetivo é ter a mesma performance que a factor numa YBR temos que verificar todas as alterações que foram feitas e repetir na sua moto. Por exemplo, na Factor existe o sistema de injeção de ar no escapamento para complementar a queima de combustível, isso de certo obrigou a Yamaha a redesenhar o escapamento como um todo. Outras modificações são possíveis de encontrar numa análise mais profunda, como comando de válvulas e o próprio cabeçote e/ou pistão. A transformação deve ser possível mas aconselhamos você a procurar uma oficina autorizada da marca que tenha acesso a todas as modificações e peças necessárias. Normalmente sai mais caro que a simples troca da moto, mas vale a pena pesquisar. Boa sorte.
Caros Amigos, Tive uma Falcon durante 4 anos, e passava em todas as barreiras eletronicas com velocidade as vezes superior a permitida e nunca recebí multa. O que ocorre com os “pardais” e “lombadas eletronicas com relação às motocicletas? Seria o fato de não ter quatro rodas? Ou seria o peso? Quero lembrar que pela minha segurança, sempre obedeço os limites de velocidade, e estou com mais de 6 anos sem tomar nem sequer um susto, e ando de moto todos os dias. Faço da minha parte e peço a Deus para me livrar das outras. Tempo de moto: 10 anos na Bahia e 06 em Brasilia. Helvécio, 47, Taguatinga, DF
R: Helvecio, não acredito que não peguem, apenas podem estar regulados para uma massa de metal maior que a sua moto e então não geram as multas. Repare que há sinais de cortes no asfalto representando várias espiras, uma em cada faixa de rolamento. Cada anel dessas espiras deve estar conectado a um sensor eletromagnético que manda o sinal para o pardal fotografar. A sensibilidade desse sensor deve poder ser regulada, então não conte com a sorte. Pode ser que em um dado momento as autoridades resolvam ajustar a sensibilidade para pegar os motociclistas infratores, quem sabe?