Que pneu usar e troca de óleo

Tenho uma Suzuki 99 GSX750 F e estou utilizando pneu da Bridgestone, quero saber quais as marcas de pneu de ¢tima qualidade que posso utilizar e destas marcas qual ‚ devo utilizar Metzeller, Bridgestone, Michelin, Dunlop.
Ariomar Jos‚ Schuartz
Joinville – Santa Catarina
Vocˆ mesmo j  respondeu a pergunta quando escreveu “pneu de ¢tima qualidade” e citou as quatro marcas. Esqueceu da Pirelli, mas tudo bem, se eles anunciassem aqui isso nÆo aconteceria. Ariomar, leia aqui mesmo no Motonline um artigo sobre “pneus esportivos”. NÆo d  para dizer qual ‚ a melhor marca, pois cada uma tem suas caracter¡sticas de durabilidade, aderˆncia, desenho, esportividade, etc. Mas de uma coisa vocˆ pode estar certo, coloque exatamente a mesma medida recomendada pelo fabricante. Fa‡a uma cota‡Æo de pre‡o e avalie a rela‡Æo custo-benef¡cio. Posso garantir o seguinte: os Metzeler duram muito, mas sÆo mais “comportados”. O Michelin e o Bridgestone sÆo bem aderentes, mas duram menos. O Pirelli ‚ uma combina‡Æo dos dois e o Dunlop nunca testei.

Troca de ¢leo
Gostaria de “alongar” a conversa para assuntos que sempre sÆo discutidos por usu rios leigos (como eu) por‚m nunca se chega a nenhum lugar. A primeira pergunta ‚: Quando se troca o ¢leo do motor, tem gente que faz verdadeiros rituais para que o resto de ¢leo “sujo” seja o m¡nimo, e nÆo “contamine” o ¢leo novo. J  na oficina, apenas se retira a tampa, deixa escorrer e vai colocando o ¢leo novo rapidinho. At‚ que ponto ‚ importante retirar todo o ¢leo usado? Tem gente que fica dando pedaladas (ou funcionando o motor de partida com o interruptor de emergˆncia desligado), tombando a moto, e j  ouvi falar de gente que coloca querosene no motor (no lugar do ¢leo), d  umas pedaladas e depois escorre para ficar “limpinho” por dentro! Qual deve ser o procedimento correto para a troca do ¢leo? E quanto a trocar de marca e especifica‡äes t‚cnicas? E ¢leos de alta performance (daqueles bem caros), aumenta a durabilidade do motor?
Georges Zouein
Lavras MG
Seguinte, primeiro o puxÆo de orelha: aqui mesmo no Motonline j  escrevi sobre troca de ¢leo, use a ferramenta de busca para achar o mais completo e bem redigido artigo sobre o assunto “Sangue Bom”. Como vocˆ viu, o mecƒnico ‚ o £nico certo desta hist¢ria. Basta aquecer o motor, soltar o bujÆo (parafuso) do c rter e esperar o ¢leo escorrer. T  bom, pode chacoalhar a moto no cavalete para cair umas gotinhas. Mas ‚ s¢ isso. Querosene? Dentro do motor moram v rias juntas e an‚is de veda‡Æo que odeiam querosene, pois resseca as borrachas. Depois o motor come‡a a vazar ¢leo e o mano me escreve dizendo que a moto ‚ um lixo! A cada duas trocas de ¢leo troque tamb‚m o filtro. NÆo use ¢leo de especifica‡Æo automotiva, porque pela en‚sima vez: MOTO NÇO  CARRO! àleo de alta performance ‚ bom, desde que vocˆ use de especifica‡Æo motocicl¡stica, respeite os per¡odos de troca recomendado pelo fabricante da MOTO e nÆo do ¢leo e tenha cacau suficiente para gastar.