Foto: Roda redonda não pula - Bitenca

Quem escreve não lê, A gasolina mudou, 300 pelo preço de 400. Se o câmbio estalou… já era

Foto: Roda redonda não pula - Bitenca

Foto: Roda redonda não pula - Bitenca

Caro Bitenca, eu li recentemente que a coroa e o pinhão são fabricados ligeiramente ovalizados, pois se fossem exatamente redondos produziriam um efeito de ressonância na transmissão. Esta informação procede? Eu penso que uma forma ovalada iria gerar ressonância mais facilmente que uma circular, uma vez que cria um efeito -estica-e-solta- ritmado na corrente. Valeu. Abraço.Marcel. 28, Londrina, PR

R: Essa informação não procede. Ocorre justamente o contrário, como sua intuição diz. Se a peça estiver fora de centro, ou for ligeiramente ovalada ai sim vamos ter vibração e ressonância. Claro que vai acontecer o efeito estica e solta que você se refere. Me parece que quem escreveu isso que você leu quer justificar um defeito de fabricação com uma teoria sem pé nem cabeça.

Adquiri uma NX4 Falcon 2006 e minha dúvida é em relação ao combustível. No manual dela diz claramente para usar gasolina comum, mas consultando manuais mais antigos a recomendação é gasolina aditivada. O que mudou a partir do modelo 2006? É alguma -frescura- da Honda? Ou não se deve mesmo usar gasolina aditivada nessa moto? Desde já obrigado e parabéns pelo novo visual do site! Fernando, 32, Barretos, SP.

Foto: Engrenagens do cambio - Bitenca

Foto: Engrenagens do cambio - Bitenca

R: Fernando, foi nessa época que foi alterada a proporção do álcool na gasolina. A medida para adequar a proporção de álcool anidro misturado à gasolina, de 20% a 23%, entrou em vigor em 20 de novembro de 2006 e a regulagem da carburação dos motores passou a ser diferente. A gasolina comum passou a ter as qualidades anti-detonantes adequadas e por isso passou a ser indicada pela fábrica. Hoje a gasolina aditivada tem a mesma octanagem, apenas conta com aditivos detergentes e dispersantes que melhoram a limpeza do sistema. Seu uso pode ser indicado quando não se usa a moto todo dia, assim pode se manter o carburador mais limpo. Essa é a única diferença.

Boa tarde! Curioso quanta bobagem têm-se escrito nas revistas de motos… Uma delas escreveu, quando do anúncio do lançamento da XRE300, que a Honda não teria um motor de 400cc para atender ao PROMOT3. Vejo, então, no Motonline, esta XR400 Motard do mercado japonês, com o mesmíssimo motor 400cc RFVC da… Falcon! Então pergunto: -como é que tiveram a coragem de tirar tal motor de linha sob o argumento de que o mesmo não atendia ao PROMOT3? A única resposta que me vem à cabeça é: -vender uma 300cc por um preço de 400cc… Um abraço (indignado…), Alvaro, 40, Curitiba, PR

R: Álvaro, essa moto foi lançada no Japão em 2005 e consta ser vendida hoje em dia, apenas no mercado australiano. Carburadas, acima de 150cc não passam pelo crivo da nova lei no Brasil que exige vários testes adicionais, diferente das pequenas.
Deixou saudades, e acho que o seu argumento é válido também, 300 pelo preço de 400. Porém, essa 300 tem mais tecnologia, equipamentos mais caros e o preço da 400 é de antes da crise mundial. Várias matérias primas aumentaram e várias empresas quebraram. Explica, mas não sei se justifica. Abraços,

Olá a todos do motonline.Tenho uma Hornet 2007 com 11.000 km e encontro dificuldades para trocar as marchas para cima chegando ao ponto de ouvir estalos no cambio ou ela cai em um tipo de ponto morto não engrenando nada. Efetuo a mudança geralmente com 4.000 rpm e as vezes o problema não se apresenta e a marcha engata suavemente. Já troquei óleo do motor e regulei a folga do manete de embreagem mas não resolveu. Será que existe alguma técnica para trocar as marchas ou é uma característica desse modelo de moto? obrigado! Gilberto, 34, Limeira, SP.

R: Gilberto, isso é um defeito, pare a moto imediatamente, se ouviu estalos! Escapar a marcha ou errar no engate de vez em quando pode não ser muito grave mas se ouviu estalos mande verificar o câmbio imediatamente. Prepare o bolso, pois cada estalo desse pode ser uma engrenagem se destruindo. Uma alteração nas peças que comandam as marchas pode fazer com que dois pares de engrenagem se engatem simultaneamente e isso é inaceitável na mecânica da moto, o câmbio se destrói. Boa sorte.