Publicidade

Uma das principais caracter¡sticas do in¡cio do inverno na regiÆo central do Pa¡s, a baixa umidade relativa do ar, ‚ sentida por todo o organismo.

At‚ mesmo a visÆo ‚ afetada, com a chamada S¡ndrome do Olho Seco, caracterizada pela diminui‡Æo da produ‡Æo da l grima ou pela piora da qualidade de lubrifica‡Æo. “Os principais sintomas sÆo: sensa‡Æo de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade … luz”, alerta o oftalmologista Jos‚ Geraldo Pereira, do Inob.

O especialista explica que as l grimas fazem muita falta porque tˆm um papel fundamental no organismo. “Trata-se do mecanismo natural que protege os olhos de infec‡äes e da sujeira que existe no ar”. Al‚m disso, elas trazem sensa‡Æo de conforto – quem j  sofreu com a ausˆncia sabe bem disso.

Na maioria dos casos, a solu‡Æo ‚ simples. “Lan‡amos mÆo de l grimas artificiais. Elas restabelecem a umidade perdida, reduzindo os sintomas do Olho Seco”, orienta Dr. Geraldo. Outras medidas £teis sÆo: ingerir  gua em abundƒncia, utilizar umidificador de ar, evitar o uso de ar condicionado e proteger os olhos com ¢culos em dias quentes e com muito vento.

Publicidade

Grande parte dos casos est  ligada … baixa umidade, mas o dist£rbio pode ter outras causas. Doen‡as sistˆmicas – em especial artrite, alergia e lupus – e medica‡äes – como anti-histam¡nicos, anti-depressivos, anti-hipertensivos – podem estar por tr s do problema. “Mais que desconfort vel, a s¡ndrome pode ocasionar lesäes na c¢rnea e, quando nÆo diagnosticada e corretamente assistida, prejudicar a superf¡cie ocular e, em alguns casos, conduzir … perda da visÆo”, complementa o oftalmologista.

Motonline lembra que vale o mesmo para quem anda de moto sem a devida prote‡Æo recomendada.