Publicidade
Foto: Kevin Schwantz e Wainey Rainey no podium

Foto: Kevin Schwantz e Wainey Rainey no podium

O motogp com recorda algumas das mais memoráveis batalhas entre pilotos, começando com a incrível luta pela supremacia entre os americanos ao longo dos inícios dos anos 90.

Wayne Rainey e Kevin Schwantz chegaram à categoria rainha nos finais dos anos 80 e deram início a uma rivalidade particular com dois estilos a abordagem das corridas muito diferentes.

Rainey venceu três títulos consecutivos com a Yamaha de 90 a 92, enquanto Schwantz levou a melhor sobre o compatriota na temporada de 93, dando o ceptro Mundial à Suzuki. Com menos de 50 vitórias na categoria rainha entre si (Schwantz com 25, Rainey 24), a dupla estava sempre em luta directa, o que por vezes levou a encontros explosivos.

Publicidade

“Se perguntarmos a qualquer pessoas que fale de Grandes Prémios vão dizer que os inícios dos anos 90 e finais dos 80 foram os melhores anos,” explicou Schwantz antes de falar da intensa competição com o compatriota Rainey que levou a uma admiração mutua nos últimos anos.

“É muito bom que dois tipos que inicialmente se odiavam conseguiram construir depois uma relação especial, o respeito que temos um pelo o outro é agora impressionante,” acrescentou.

O desejo de Rainey de levar a melhor sobre os rivais era igualmente significativo e a presença de tão forte adversário foi o que o levou a atingir o que atingiu.

“Foi intenso,” afirmou Rainey. “Sabia que o Kevin ia correr forte desde o início da corrida até ao final. Sabia que talvez me quisesse bater mais que qualquer outro. Por vezes fomos apenas os dois e sabia que ia ser assim até à última curva da corrida e, felizmente para mim, acredito que ganhei a maior parte dessas batalhas. Ele foi claramente uma grande influência na minha vida.”

Publicidade

Pode ver as entrevistas de ambos os pilotos, bem como os melhores momentos dos seus vários encontros em pista neste vídeo. Amanhã o motogp.com recorda a rivalidade entre Mick Doohan e Alex Crivillé.