Caros amigos do motonline; tenho uma xr 200 para uso diário aqui em São Paulo e percebi que os raios estão ficando muito escuros. Apesar de limpá-los e obter certa melhora, não ficam bonitos como os de aço inox.Aí entra a pergunta: Existe alguma diferença técnica significativa ou é só estética mesmo? Obrigado e continuem com o ótimo trabalho! Carlos 36 São Paulo, S.P.
R: Obrigado Carlos, Os raios originais de quase todas as motos são protegidos por um acabamento (zinco) brilhante que com o tempo escurece e se forem muito esfregados com material de limpesa abrasivo podem sair, ficar oxidados e de fato enferrujarem. Os de aço inox têm a vantagem de permanecerem limpos e brilhantes por toda a vida. Pode-se também aplicar uma camada de níquel ou cromo eletrolítico para conservar o aspecto brilhante. Firmas de galvanoplastia podem lhe prestar esse serviço que não sai muito caro e fica muito bom
Olas, Gostaria de saber se voces tem alguma informação com relação ao futuro da Falcon em 2009. Sera que vai recever injeção eletronica por causa do Promot ? Abçs Cleyton 37 Belo Horizonte – MG
R:Clayton, não temos informação dessa moto para o ano que vem, com certeza se ficar em linha deverá sofrer alterações para ser homologada ao Promot3.
Gostaria de receber algumas dicas para deixar minha mototuning… cg 150 esd. quero personalizá-la mas não sei como e onde fazer…muito obrigado. Anderson 21 Manacapuru – Amazonas
R: Anderson, Personalização como o nome diz é fazer algo de senso genérico uma coisa pessoal, exclusiva. Você deve aplicar idéias próprias na modificação de sua moto. Se eu lhe disser o que fazer seria bitencalização então deve ser o Anderson o cara a ter as idéias. Posso dizer em que áreas você pode querer mudar a sua moto: na Pintura, nos acessórios como espelhos, piscas etc. Veja em revistas ou na internet idéias de outras pessoas que você possa gostar e aplicar na sua moto, mas com a sua cara. O que devo lhe alertar é para que cuide do aspecto segurança da moto que é o mais importante. Escolha uma boa oficina responsável e que saiba o que está fazendo para não acabar se prejudicando. Cuidado com as “invenções” e dimensione bem o investimento para que fique uma moto equilibrada nos seus aspectos essenciais de instrumentação e iluminação, suspensão, freios, ciclística, motor e câmbio. Não é fácil superar o fabricante nessas áreas. Talvez o ideal seria se ater à pintura. Boa sorte,
Prezados, Estou pensando em comprar um scooter para utilizar no trajeto
casa-trabalho-casa (uns 100 km diários) e gostaria de tirar uma dúvida: Qual seria melhor em termos de segurança dinâmica para andar nas “ruas” cariocas, um scooter com aro 16 ou um com aro 10? Tenho perguntado a donos de scooters com aro 10 e eles dizem não ter problemas para trafegar, mas tenho medo de “pegar” um buraco e ir para o chão. Obrigado, Gil 52 Rio de Janeiro
R: Gil, de fato quanto menor a roda maior a chance dela ser engolida por um buraco, mas as suspensões têm a função de minimizar esse efeito, tanto para as rodas grandes quanto para as pequenas e é verdade que nas pequenas o trabalho da suspensão tem que ser bem maior, pois as rodas têm menos chance de rolar por cima do buraco e isso dá trabalho para a suspensão. Dá para concluir então que o scooter de roda pequena tem que ter a suspensão melhor que o de roda grande para um resultado igual. É tudo uma questão de
custo-benefício, se o fabricante aplica uma boa suspensão no scooter de roda grande esse é excepcional e caro; se aplica uma boa suspensão numa roda pequena pode ficar tão bom quanto um de roda grande (cara) e suspensão mais simples. O que vai valer é sua sensibilidade, faça um bom test drive com os modelos em questão e decida pelo que mais gostar, só você mesmo pode considerar o que é mais relevante para o seu caso, abraços
Não sei pra quem direcionar estas perguntas, mas ai vão elas: 1- Tenho uma Twister 2007 com 17000Km. Mantenho a manutenção da moto em dia, mas de uma semana pra cá apareceu um barulho estranho na relação dela. Sempre que vou subir uma ladeira com garupa, a relação começa a dar uns estalos, como se a corrente estivesse muito esticada. Estes estalos seguem um mesmo intervalo de tempo, o que sugere que o prob. esta em algum ponto especifico do conjunto. Já conferi a folga, mantive como o fabricante manda, já deixei mais apertada para testar, mais frouxa, mas o barulho persiste. A lubrificação e o desgaste da relação estão em ordem. 2- O que vocês acham deste pneu Levorin matrix Sport, ele não tem sucos no meio, não é meio perigoso??? Marcos (24) Sumaré, S.P.
R: Marco, 1- Esse barulho é típico de corrente estragada, uma região que se desgasta mais que outra; pode ser conseqüência de ferrugem, má qualidade do material ou ainda simples desgaste. Ocorre quando uma parte da corrente fica frouxa e outra mais esticada. Verifique isso virando a roda e medindo a folga em diversas regiões da corrente. Outra possibilidade são dentes quebrados no pinhão que “derrapam” na corrente (faz estalos). Esse problema é também bastante grave e implica na troca imediata de toda a relação: Pinhão, corrente e coroa. 2- O fato do pneu não ter o sulco central não implica nenhum problema intrínseco, na verdade aumenta um pouco a “pegada” na posição vertical mas não causa problema algum, principalmente para motos. Abraços.