Publicidade
Paisagens do Ceará e do Piaui estão no roteiro do jubileu de prata do Cerapió

Paisagens do Ceará e do Piaui estão no roteiro do jubileu de prata do Cerapió

O maior rally de regularidade do País, o Cerapió 2012, que completa 25 anos, exigirá dos competidores muita técnica e navegação. A 1ª e 2ª etapas, como é dividida a prova por dia, serão realizadas no dia 24 de janeiro, com partida inicial do Complexo Centro Dragão do Mar, na praia de Iracema, Fortaleza, Ceará. O encerramento da 1ª etapa será em Lagoa Seca, com 94 Km percorridos em 2h30 de prova.

Em seguida a prova vai para Paraipaba, passando dentro de uma plantação de coqueiros e de lá, a prova segue para Lagoinha, distrito de Paraipaba, um dos cartões postais do Ceará, até a Lagoa das Almécegas, onde haverá um neutralizado de 10 minutos. Belezas naturais e muita técnica tornam o dia especial, digno de campeonato brasileiro, já que o Cerapió abre as disputas pelo título nacional entre os carros e quadriciclos. A chegada será no Pólo de Lazer da Lagoa, em Trairi.

O 2º dia do Cerapió, no dia 25 de janeiro, a prova terá largada de Trairi e chegada em Sobral, Ceará. Serão 217 Km para carros, quadriciclos e moto rally e 231 Km para as motos das demais categorias. O trajeto do rally passará por Tururu, Uruburetama, com destaque para a Subida do Pau Alto, uma serra onde somente as motos passarão, com termino em Itapipoca, com 114 km percorridos para as motos e 100 Km para carros, quadriciclos e moto rally. Na 4ª etapa do dia predominará um pouco da da história do rally, revivendo estradinhas de cascalho, sempre margeando a linha férrea, que liga Sobral a Fortaleza. Esta 4ª etapa terá mais 117 Km para todas as modalidades. A chegada será no Parque Lagoa da Fazenda, em Sobral.

Publicidade

O 3º dia de competição, 26 de janeiro, adentra o sertão do Ceará e do Piauí. A prova terá largada de Sobral e tem chegada em Pedro II, nas serras piauienses. Serão 269 Km para carros, quadriciclos e moto rally e 245 Km para as motos das demais categorias. A saída será pelas serras do Jordão, onde carros e quadriciclos tomam rumos diferentes das motos. A 6ª etapa começa na cidade de Ibiapina e vai até Domingos Mourão, já em solo piauiense. Destaque para a localidade Batalha, a uns 15 Km de Domingos Mourão,  em um terreno de 16 Km de muita areia, que mais lembra os Lençóis Maranhenses. A chegada será na Praça Domingos Mourão Filho

O 4º e último dia tem largada de Pedro II, sendo o dia mais longo da competição, com 270 Km para carros, quadriciclos e moto rally e 262 Km para as demais categorias das motos. o destaque desta fase da prova é na Lagoa do Sucuruju, na região de Pedro II, onde acontece o projeto social do evento, com consultas gratuitas feitas por oftalmologistas da Ótica Jockey, de Teresina-PI, à população carente. Para finalizar, a prova segue 8 km pela BR 343 até Altos, passa pela localidade Zuldão, pelo Castelo do Ogê, e depois pela localidade chamada Bom Gosto, onde haverá um deslocamento até a Ponte Estaiada, na zona leste de Teresina. O dia terá 7h12 para motos e 7h47 para os carros, quadriclos e categoria moto rally.