Mapa CERAPIÓ Projeto 25 anos p

Rally Cerapió comemora 25 anos com lançamento do evento em Portugal

Pela primeira vez na história do off-road brasileiro uma competição off-road será apresentada para as feras do enduro e rally europeu. O Rally Cerapió 2012 vai completar o seu Jubileu de Prata ultrapassando fronteiras e a primeira delas será buscar atingir os competidores portugueses, realizando o lançamento do evento em Lisboa. Nesta terça-feira (16), em reunião ocorrida na Embratur, em Brasília, o presidente do órgão, Flávio Dino, viu a apresentação do projeto idealizado pelo diretor geral e idealizador do Cerapió, Ehrlich Cordão, e afirmou que o órgão apoia a iniciativa. O lançamento está marcado para o dia 26 de outubro.

Para Flávio Dino, essa é mais uma ação que divulgará o Brasil aos portugueses. Ele afirmou que o Brasil tem uma boa conectividade aérea com Portugal. Só em Fortaleza, por exemplo, são sete frequências de voos diretos para Lisboa e 1.610 assentos por semana, com apenas seis horas de viagem. “Temos que aproveitar essas facilidades e mostrar cada vez mais o Brasil para Europa”. Em 2010, o país recebeu 189.065 portugueses. Dino já confirmou, inclusive, que estará presente na largada promocional do rally, em Fortaleza, no mês de janeiro.

Cordão enfatizou que o Cerapió sempre teve a participação, embora discreta, de competidores de outros países, entre eles dos Estados Unidos, Japão, Suíça, Portugal, mas a partir do evento de lançamento da prova em Lisboa a proposta é atingir cada vez mais a presença de estrangeiros, uma vez que é o maior rally de regularidade da América Latina. “A Embratur e o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo, alem do Governo do Ceará e o Sebrae irão nos ajudar na concretização do lançamento do Rally Cerapió em Portugal, como uma investida inovadora, na qual não apenas queremos atrair a participação dos competidores de lá, bem como objetivamos divulgar as potencialidades turísticas do Nordeste, onde nosso evento acontece, como, por exemplo, a Rota das Emoções. Então, estamos muito felizes, pois isso é resultado de um trabalho ardoroso para engrandecimento de um sonho que se tornou real e grandioso, que é o Cerapió/Piocerá”, destacou.

O convite para a realização do evento em Portugal partiu do presidente da federação de motociclismo daquele país, Jorge Viegas, uma vez que na Europa os competidores não praticam provas de regularidade, apenas de velocidade cronometradas. Cordão adiantou que irá trazer dois veículos especializados de comunicação portugueses para a cobertura do evento e uma estrela do motociclismo e automobilismo de Portugal para disputarem o Cerapió.

Competidores de várias partes do país já estão garantindo vaga na prova, que acontecerá de 22 a 28 de janeiro de 2012, largando de Fortaleza, no Ceará, e finalizando em Teresina, capital do Piauí. As inscrições estão abertas para carros 4×4, quadriciclos, motos e bikes (MTB). O site do evento está no ar pelo endereço www.cerapio.com.br.