Publicidade

Menos de dois meses depois da abertura das inscrições para a edição de 2014 do Rally Dakar, na Argentina, Bolívia e Chile, as categorias Moto e Quadriciclo já estão lotadas. Com isso, a organização do evento terá que promover uma espécie de “vestibular” para selecionar os candidatos que participarão da aventura.

Pilotos amadores terão que fazer vestibular para participar do Dakar 2014

Pilotos amadores terão que fazer vestibular para participar do Dakar 2014

Pilotos que nunca disputaram a competição terão que apresentar resultados de outras corridas importantes, como o Rally dos Sertões, para serem aceitos. O Dakar 2014 terá largada dia 5 de janeiro, em Rosário, na Argentina, e chegada em Valparaíso, no Chile, dia 18 do mesmo mês. Os competidores vão percorrer mais de 8.000 quilômetros no maior e mais difícil rali do planeta. Isso confirma o sucesso da competição em solo sul-americano.

A decisão sobre quem estará presente na linha de largada em Rosário, em janeiro, será tomada tendo como base critérios que vão desde referências esportivas, especialmente em corridas de rali e navegação, até programas de treinamento e habilidade física. Os organizadores terão cuidado especial para garantir que o mais alto nível de segurança e conforto seja oferecido aos competidores, e eles também irão se empenhar para administrar o formato da corrida da melhor maneira possível. “Além do primeiro pelotão da corrida que é reservado para os profissionais, o Dakar é essencialmente projetado tendo os amadores em mente: aqueles que vibram com a aventura e espaços abertos”, explica David Castera, diretor esportivo do evento. “Ainda assim, é essencial estar bem informado e se preparar o máximo possível para este desafio que ainda é o mais duro do mundo. Este é o critério que usamos em nosso processo seletivo.”.

Publicidade

Em termos de número de nacionalidades, a tendência cada vez mais internacional continua inabalável. Em 2013, 53 nacionalidades estiveram presentes na largada, sendo que 10 da América Latina se juntaram aos “tradicionais” pilotos franceses, italianos e espanhóis.  A lista de inscritos para o Dakar 2014 será divulgada somente em novembro após a tradicional coletiva de imprensa em Paris.