Publicidade

O Paraguai é o 29° país diferente a sediar a largada da competição off-road mais difícil e desafiadora do mundo. O 39º Rally Dakar reuniu grande público hoje (2/1/2017) em Assunção para ver os 318 veículos iniciarem a prova. As 144 motos largaram primeiro rumo à cidade argentina de Resistencia, num etapa que percorreu 454 km, sendo 39 destes uma etapa especial cronometrada.

Com uma atuação quase perfeita, não fosse a velocidade excessiva num trecho de deslocamento urbano que lhe custou uma punição de 1 minuto, o francês Xavier De Soultrait (Yamaha #23) estaria liderando o Dakar 2017 nas Motos. Depois de abandonar o rally no ano passado, Soultrait voltou afiado com sua Yamaha e venceu a especial de apenas 39 km e deixou para trás favoritos como Juan Pedrero (Sherco) e Ricky Brabec (Honda), Joan Barreda e o atual campeão Toby Price. Ganhou, mas não levou.

Com a punição, Soultrait ficou com a 10ª posição nesta primeira etapa, mas já mostrou que pode dar trabalho. Na pista, Soultrait foi seguido pelo espanhol Juan Pedrero García (Sherco #12), que foi oficialmente o vencedor da etapa, seguido de dois pilotos oficiais Honda, Ricky Brabec (Honda #9) e Paulo Gonçalves (Honda #17). Depois veio uma KTM, com Sam Sunderland (KTM #14) seguido por Joan Barreda Bort (Honda #11), Matthias Walkner (KTM #16), Michael Metge (Honda #15), Gerard Farres Guell (KTM #8) e Ivan Cervantes Montero (KTM #25).

Publicidade

Curta o vídeo com o resumo da 1ª etapa, uma gentileza de Red Bull Motorsports (www.redbullcontentpool.com).

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.