Foto: David dos Santos Jr / Divulgação

Rally Dakar confirma mais uma edição na América do Sul

Foto: David dos Santos Jr / Divulgação

Foto: David dos Santos Jr / Divulgação

Pela terceira vez consecutiva, o rali mais difícil do mundo, o Dakar, acontecerá na América do Sul. Após muitas especulações se a prova retornaria à Europa e África, a organização do rali decidiu manter-se na Argentina e Chile. A edição 2011 da prova acontecerá entre os dias 01 e 16 de janeiro. E, pelo 24º ano consecutivo, a equipe brasileira Petrobras Lubrax confirma a sua participação.

“Novamente, competiremos nesta que é conhecida também como a maior prova off road do planeta em três categorias simultaneamente – moto, carro e caminhão. Vamos representar o Brasil em grande estilo”, ressaltou Jean Azevedo, piloto do carro da Petrobras Lubrax.

Sempre desafiadora – Em janeiro de 2009, quando a competição ocorreu na América pela primeira vez, havia uma certa insegurança a respeito se as dificuldades da prova seriam mantidas. “Com toda a minha bagagem de participações no Dakar eu já sabia que a tendência era que a competição fosse ainda mais difícil. Foi bem divertido ver que os europeus ficaram impressionados com a quantidade de desafios que regiões de nosso continente proporcionam aos competidores”, contou André Azevedo, piloto do caminhão da Petrobras Lubrax e com 23 participações no rali, sendo o primeiro sulamericano a subir ao pódio da prova.

“Os organizadores do Dakar sempre priorizam a segurança de seus competidores, e problemas políticos como esse atrasam o bom funcionamento do rali. Naturalmente, a solução foi continuar na América do Sul, que provou ser um excelente local para a competição, em todos os aspectos. Em relação aos recentes terremotos no Chile, acreditamos que o rali terá a ajuda de recursos financeiros privados ao país, sem contar na ajuda que a própria competição proporciona ao Chile. É interessante para ambos os lados”, acrescentou André Azevedo.

Confira a seguir o cronograma da edição 2011 do Rally Dakar:
15 de maio de 2010 – abertura das inscrições
Final de novembro de 2010 – embarque dos veículos europeus para a América do Sul no porto de Le Havre (França)
30 e 31 de dezembro de 2010 – vistorias em Buenos Aires (Argentina)
01 de janeiro de 2011 – briefing, largada promocional e primeiro acampamento
02 a 15 de janeiro de 2011 – Rally Dakar Argentina Chile
16 de janeiro de 2011 – cerimônia de encerramento da competição

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real e Artfix.