Rally Dakar divulga detalhes do percurso da edição 2009

Rally Dakar divulga detalhes do percurso da edição 2009

Rally Dakar divulga detalhes do percurso da edição 2009

Brasileiro José Hélio acredita que este será um dos ralis mais difíceis da história

A organização do Rally Dakar divulgou nesta quarta-feira (5) o percurso completo da edição 2009. Com 9500 km de extensão, sendo 5650 km de especiais, a competição será realizada pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 3 e 17 de janeiro. Em meio a belas paisagens da Argentina e do Chile, os competidores passarão por dunas e montanhas, incluindo as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e uma passagem pela Cordilheira dos Andes. O brasileiro José Hélio já pode iniciar os planos para a disputa considerada por ele uma das mais difíceis da história.

A largada e a chegada têm como palco Buenos Aires. A edição 2009 do Dakar contará com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países.

Com predominância de solos desertos repletos de dunas, o Dakar exigirá atenção dos pilotos e resistência das máquinas, segundo José Hélio, que disputará a competição com a motocicleta Honda 450X, a mesma que acompanhou o paulista no tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões deste ano. “Este roteiro confirmou o que eu esperava. Teremos muitas novidades e, com certeza, este será um dos ralis mais difíceis da história”, enfatizou.

O percurso desconhecido para os competidores é outro destaque na opinião do piloto que disputa a 450cc Extreme. “Se provou que vai ser uma prova muito dura, com características 100% deserto. Isso me agr ada muito. Por ser um percurso desconhecido para todos é difícil dizer se isso favorece ou desfavorece”, concluiu.