Publicidade

Rally Dakar divulga detalhes do percurso da edição 2009

Brasileiro José Hélio acredita que este será um dos ralis mais difíceis da história

A organização do Rally Dakar divulgou nesta quarta-feira (5) o percurso completo da edição 2009. Com 9500 km de extensão, sendo 5650 km de especiais, a competição será realizada pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 3 e 17 de janeiro. Em meio a belas paisagens da Argentina e do Chile, os competidores passarão por dunas e montanhas, incluindo as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e uma passagem pela Cordilheira dos Andes. O brasileiro José Hélio já pode iniciar os planos para a disputa considerada por ele uma das mais difíceis da história.

A largada e a chegada têm como palco Buenos Aires. A edição 2009 do Dakar contará com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países.

Publicidade

Com predominância de solos desertos repletos de dunas, o Dakar exigirá atenção dos pilotos e resistência das máquinas, segundo José Hélio, que disputará a competição com a motocicleta Honda 450X, a mesma que acompanhou o paulista no tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões deste ano. “Este roteiro confirmou o que eu esperava. Teremos muitas novidades e, com certeza, este será um dos ralis mais difíceis da história”, enfatizou.

O percurso desconhecido para os competidores é outro destaque na opinião do piloto que disputa a 450cc Extreme. “Se provou que vai ser uma prova muito dura, com características 100% deserto. Isso me agr ada muito. Por ser um percurso desconhecido para todos é difícil dizer se isso favorece ou desfavorece”, concluiu.