Publicidade
Foto: Segunda edição do Dakar na América do Sul começa em 2 de janeiro de 2010

Foto: Segunda edição do Dakar na América do Sul começa em 2 de janeiro de 2010

Prova que será novamente disputada na Argentina e no Chile também contará com algumas mudanças no regulamento

A organização do Rally Dakar revelou nesta quarta-feira (3), em Paris, as cidades por onde a prova passará em 2010, que será disputada pelo segundo ano consecutivo na Argentina e Chile. O rali começará dia 1 de janeiro com a largada promocional em Buenos Aires e terminará na mesma cidade dia 17, depois de um total de 8.600 quilômetros, com 5.200 de trechos cronometrados. O Dakar fará parte das comemorações do bicentenário da independê ncia dos dois países. No trajeto estão incluídas as cidades argentinas de Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa, além dos municípios chilenos de Copiapó, Iquique, La Serena e Santiago.

A prova de 2010, desenhada em forma de “loop” e em sentido anti-horário, seguirá para o norte: a primeira parte do Dakar colocará à prova os competidores especialistas em solo duro. Depois de passar os Andes, a competição seguirá para o deserto do Atacama, no Chile, com cinco etapas de bastante areia, rumo à cidade de Iquique. A partir desse ponto a caravana começará a retornar para Buenos Aires.

Publicidade

Regulamento – Mudanças no regulamento do Dakar, também anunciadas nesta terça, prometem colocar os pilotos com mais talento à frente. Nas motos, chega a medida esperada há muito tempo pelos competidores: somente m otos com motores de até 450 cilindradas serão aceitas na prova a partir de 2011, mas os profissionais já participarão com motos de até 450cc no ano que vem. Os amadores terão mais um ano para adaptação.

Na categoria carros, o aumento do flange de ar para carros à gasolina dará a oportunidade aos melhores pilotos amadores de participar com tecnologia diesel, que obteve melhores resultados nos últimos anos.

Além de carros e motos, caminhões e quadriciclos também participam da competição. As inscrições para o Dakar começaram dia 15 de maio e terminarão no final do mês de julho. A organização do Dakar manteve os mesmos valores que 2008 e 2009, apesar de os transportes marítimos serem muito mais caros para a organização, que traz toda a infra-estrutura da Europa.