Publicidade

Dois meses antes do início do Dakar, Cyril Despres continua a sua cuidadosa preparação. Para o vencedor de quatro edições do Dakar, a chave do sucesso está em primeiro lugar na condição física excelente. Neste domínio, o piloto de Andorra não deixa nada ao acaso, indo em muitos campos de treinamento e apelando para formadores especializados. Uma vez nas pistas, Despres pode contar sua experiência sólida e testada e comprovada técnica de andar para manter os concorrentes a uma distância segura. No recente rali de Marrocos, Cyril venceu seu rival e companheiro de equipe Marc Coma, que se retirou devido a um acidente, mas também todas as estrelas emergentes da prova. As rodas já estão em movimento para Despres, que também aproveitou o Rally do Marrocos para mais uma fase de sua preparação.

Cyril Després já venceu o Dakar em quatro edições

Cyril Després já venceu o Dakar em quatro edições

Como está a sua preparação para o Dakar?
Cyril: Este ano, eu decidi fazer uma corrida menos desgastante. Eu participei do Desafio do Litoral, que me ajudou a dar o pontapé inicial a minha preparação, que continuou no Rally do Marrocos, onde eu acho que eu estava a cerca de 80% das minhas capacidades. Todos os principais nomes estavam presentes no desafio, o que serviu como um impulsionador de confiança, especialmente porque, em minha mente, o rali foi mais como um sprint, enquanto eu me sinto mais eficiente em longas distâncias. Apesar disso, consegui vencer, mesmo tendo um dia em que eu perdi tempo, mas nunca perdi a minha concentração.

Seu rival Marc Coma caiu. Você sofre este tipo de incidente, ainda mais raramente. Você acha que isso é devido à técnica superior neste domínio?
Cyril: Acidentes sempre vem até nos mínimos detalhes, você tem que ser muito humilde sobre isso. Eu poderia ter caído da moto. Na verdade, isso acontece comigo nos treinamentos, no entanto, sei que o trabalho que faço também merece meu tempo. Eu não sei se outros pilotos que se dedicam como eu estou fazendo no momento; por uma semana inteira em uma academia de esportes. Eu cuido do meu corpo, porque é o que me ganha corridas e é como eu ganho a vida. É verdade que eu não tive quaisquer acidentes graves por um longo tempo (batendo na madeira).

Publicidade

Algumas das performances dos pilotos mais jovens estão se tornando mais uma ameaça. Você já percebeu que a distância entre eles e a dupla que forma com Coma está encolhendo?
Cyril: Em primeiro lugar, estou muito contente por haver tantos pilotos “oficiais”, seja com Huqsvarna, Honda, Sherco, Yamaha ou mesmo da KTM. Desde que eu estive envolvido neste esporte, nunca houve tantos de nós. Alguns pilotos estão de olho grande, como Barreda, peixe, Gonçalves, Rodrigues, etc, mas você pode dizer que a diferença vai diminuir uma vez que eles podem nos derrotar, até então, não significa nada. Por enquanto, eles são competitivos, mas eles não me assustam.

Você acha que encontrou a fórmula vencedora para o Dakar?
Cyril: Eu acho que eu encontrei as ferramentas certas para ganhar: minha preparação, a estrutura da equipe, a moto e minha experiência. Dito isto, há ainda uma série de etapas especiais para andar antes de poder sequer pensar em ganhar! Outra coisa é que eu estou melhorando ano após ano. Eu estou trabalhando ainda mais no aspecto físico e eu estou conseguindo encontrar a melhor forma, mesmo que eu não esteja andando muito. Vamos realizar algumas sessões de teste com a equipe até 09 de novembro, mas depois até o início do Dakar, que posso contar na minha mão o número de horas que vou passar com a moto. Desde a última edição, eu andei mais quilômetros de bicicleta do que com minha moto “.

* * * * *

A 35 ª edição do Dakar será também a 5ª realizada no continente sul-americano, cenário da prova desde 2009. O Dakar 2013 terá a largada em Lima, capital do Peru, no dia 05 de janeiro de 2013, e chegada à capital do Chile, Santiago, no dia 20.

Publicidade

Leia mais sobre esse assunto:
O mundo das motos agora se volta para o Dakar 2013
O Rally do Marrocos acabou; que venha o Rally Dakar
Honda lança modelo CRF 450 para o Rally Dakar