Dakar_Despres_12_01

Rally Dakar: oitava etapa não foi boa para Jean Azevedo

Por conta das chuvas na região onde aconteceu hoje a oitava etapa do Rally Dakar 2013, entre as cidades argentinas de Salta e San Miguel de Tucumán, a organização da prova decidiu que o trecho cronometrado do dia tivesse 186 quilômetros, ao invés dos 492 previstos.

A oitava etapa não foi boa para Jean Azevedo no Rally Dakar 2013

A oitava etapa não foi boa para Jean Azevedo no Rally Dakar 2013

“Foi uma etapa que variava piso arenoso com pedras em terrenos de rios secos, e foi justamente em um desses que tive problemas. Aliás, não apenas eu, mas grande parte dos competidores. Nós simplesmente não achávamos a saída desse rio seco. Insisti num caminho e fiquei procurando bastante tempo, sem sucesso. A saída, na verdade, tinha ficado para trás e com isso perdi bastante tempo”, lamentou Jean Azevedo, piloto de moto da Equipe Avante.

O espanhol Joan Barreda Bort ficou com a melhor posição do dia e as posições seguintes ficaram com dois competidores não muito conhecidos no rally, o americano Johnny Campbell e o eslovaco Ivan Jakes. O brasileiro terminou o dia na 103ª colocação.

O francês David Casteu, que até ontem era terceiro no acumulado, saltou para a liderança após a etapa deste sábado. O português Ruben Faria está em segundo e o chileno Francisco Lopez em terceiro.

Descanso merecido
Após oito dias ininterruptos de rali, no domingo os competidores terão um descanso. “Faz bem ter uma pausa no meio da disputa para descansar e ficar melhor para a semana final. Sei que terei muito trabalho a fazer e por isso um dia para descansar é necessário”, contou Azevedo. Quem não terá folga será o mecânico do brasileiro, seu fiel escudeiro Geraldo Lima, responsável pela manutenção da motocicleta KTM 450.

Mas nem tudo é alegria no Dakar 2013. Confirmada a morte do competidor na categoria motos,o francês Thomas Bourgin, em sua primeira participação na prova. O acidente ocorreu durante o trecho de deslocamento da sétima etapa, quando o piloto colidiu com um carro da polícia chilena.

Resultados acumulados das motos após a oitava etapa, até à 10ª colocação:

Jean Azevedo caiu para a 33ª colocação.

Amanhã, domingo dia 13, não haverá prova pois será dia de descanso dos competidores. A competição retorna na segunda-feira (14).