Publicidade

A organização do Rally Dakar divulgou nesta quinta-feira (16) os países que farão parte do percurso da principal competição off-road do planeta em 2016. Peru, Bolívia e Argentina sediarão a 38ª edição, a oitava na América do Sul, que será realizada de 3 a 16 de janeiro. A largada acontecerá em Lima, capital peruana, e a chegada, em Rosário, tradicional cidade argentina.

Organização do Dakar anuncia, em Paris (FRA), países da rota da edição 2016  Crédito: DPPI/ASO/F. LE FLOC'H

Organização do Dakar anuncia, em Paris (FRA), países da rota da edição 2016
Crédito: DPPI/ASO/F. Le FlocC’H

O novo trajeto dá um aspecto único à rota do Dakar 2016. Um dos desafios será as dunas peruanas, onde os competidores terão que mostrar suas habilidades. Depois de enfrentar esse longo corredor de areia entre mar e montanhas, o Dakar vai explorar a Bolívia, que recebe o rali pela terceira vez. No próximo ano, a competição cruzará o país e os seus planaltos até chegar ao Lago Titicaca. A mudança na configuração da prova vai trazer um aumento de altitude que testará a capacidade de adaptação física e tecnica dos pilotos.

Por fim, a fase de resistência extrema será na Argentina, país fiel ao Dakar desde a chegada da competição no continente sul-americano. A viagem em direção ao sul, rumo a Rosário vai levar o desafio por territórios com diferentes características. Assim, enfrentar o Dakar 2016 exigirá não só robustez, mas também concentração e sabedoria.

Publicidade

LogoDakarNa edição de 2016 o Chile não fará parte da rota da competição, isso devido aos desastres naturais que assolaram a Região Norte daquele país. O governo chileno está concentrando esforços para recuperar a região atingida e não poderia dar a atenção necessária para o Dakar. O Dakar 2016 acontece em só em janeiro, porém equipes e competidores já começaram os preparatórios. Neste ano, o calendário do Dakar Series conta com três provas, como o Desafio Ruta 40, Desafio Guarani e o Desafio Inca.

Quatro meses antes da largada da 38ª edição do Dakar, em Lima, o Peru sediará pela terceira vez o Desafio Inca, no deserto de Ica. O local será rota das etapas peruanas da principal competição off-road do planeta. Com três dias de disputas, a prova será uma oportunidade para treinos e testes antes do Dakar 2016.

Calendário Dakar Series 2015
Desafio Ruta 40 – Argentina – 17 a 23 de maio
Desafio Guarani – Paraguai – 20 a 26 de julho
Desafio Inca – Peru – 10 a 13 de setembro

Separador_motos

Publicidade