Publicidade
Foto: Atletas pelas trilhas do Cerapió 2010

Foto: Atletas pelas trilhas do Cerapió 2010

Emoção em cada quilômetro pedalado pelos setenta e quatro participantes do Rally de Bikes do Cerapió 2010. Foram 800 km de percurso de Fortaleza (CE) à Parnaíba (PI), sendo que desses, 350 foram pedalados, enfrentando sol forte, chuva, asfalto, terra, dunas, veredas e calçamentos. Uma aventura emocionante!

Os competidores vieram de 23 estados da federação. Atletas de norte a sul querendo testar seus limites e superá-los. A grande maioria conseguiu!

Dividido em seis categorias, Elite, Feminina, Sub 30, Sub 40, Over 40 e Over 50 o Rally teve seu início na Praia do Futuro, Fortaleza (CE), com a largada promocional que aconteceu dia 26 de janeiro.

Publicidade

No primeiro dia, 27 de janeiro, os competidores largaram da cidade de Paraipaba com destino a Trairi no Ceará. A chegada foi na praia de Flexeiras município de Trairi, um cenário paradisíaco com uma praia praticamente inexplorada. É mas a curtição neste paraíso fica pra depois porque os bikers precisavam fazer um novo deslocamento, desta vez para Sobral.

Com mais de 155 mil habitantes Sobral foi escolhida como ponto de largada da segunda etapa do rally. Os competidores largaram da Serra do Jordão, lugar de extrema beleza e de natureza praticamente intacta. Embrenhando-se na serra, os competidores tiveram o previlégio de conhecer lugares como Santo Antonio de Cima, Baixa Grande e Pé da Serra, por trilhas sinuosas, difíceis e escorregadias, mas certamente inesquecíveis.

Passando por lugarejos inóspitos e encontrando pessoas que jamais verão novamente, os bikers encontraram a Serra da Ibiapaba, mais conhecida entre os moradores como Serra Grande. A Serra que mais parecia uma parede foi transposta por quase todos os participantes. Um preparo físico espetacular daqueles que a venceram, na verdade, a grande maioria, que ao chegar no fim do percurso elogiaram a escolha do trecho.

Saindo de Ubajara, depois de mais um deslocamento paramos em Viçosa (CE), conhecida como a Cidade das Flores, um dos cartões postais do Ceará. Largada da Igrejinha do Céu, um local de uma fascinante beleza e simplicidade. O clima de mais ou menos 22 graus incentivou os participantes, mas eles não sabiam o que os esperava.

Publicidade

Ao descer a ladeira da Igreja do Céu, alguns competidores tiveram seus pneus furados pelo calçamento e algumas posições perdidas por conta do contra tempo. É, mas a prova continua pra todos os outros e mais contratempos virão. No terceiro dia de prova serão 111 km de percurso. Calma e planejamento foram as palavras do dia! Um trecho de caatinga foi a pedra no sapato desses competidores.

O sol escaldante em nada lembrava a leve neblina da cidade de Viçosa. Depois de atravessarem, vilarejos, passarem por veredas e encontrarem terrenos de vários tipos, a localidade de Carnaúba foi o local escolhido para o fim da etapa cronometrada, mas ainda tinham 17 km a serem percorridos até a paradizíaca Camocim. O visual da Ilha dos Amores compensou todo o esforço, e esse foi o fim de mais um dia de rally!

Corpo descansado, mas nem tanto, era hora de seguir viagem até a cidade de Parnaíba, a cerca de 100 km de Camocim.

A largada aconteceu por volta das 10 h da manhã e o calor estava bem acentuado, mas os participantes estavam confiantes nesta última etapa. E não se arrependeram!

Publicidade

A primeira visão foi da Lagoa do Portinho, ainda na Cidade de Parnaíba. As trilhas com muito terreno arenoso, nem deu pra curtir o visual tão bonito de uma das mais belas lagoas do nordeste. E a prova continuou passando por uma estradinha de piçarra por entre as dunas da Lagoa até a localidade de Camurupim em Luis Correia. Nestes quatro dias os bikers, enfrentaram todos os terrenos possíveis. As temperaturas que variavam do ameno ao escaldante, e todo tipo de adversidade.

Em 10 anos de prova o diretor da competição Zenardo Maia fala que este foi o ano em que menos houve desistência, apenas 10%, o que para ele é um numero muito baixo se se analisar o nível de dificuldade da prova. O Rally de bikes do Cerapió 2010, pode se considerar uma prova consolidada e que só tem a crescer ainda mais.

Vencedores
A categoria Elite e a Feminina foram agraciados com campeões estreantes: Cícero Márcio da Silva e Renata Rodrigues, ambos pernambucanos.
Cícero que é pedreiro, herdou do pai a profissão e a paixão pelas bikes. “Hoje eu agradeço a ele pela força e pelo incentivo. Se não fosse por ele, não estaria aqui!”
Para Renata, atleta da Equipe Sundown vencer o Cerapió 2010 é gratificante e a certeza de que qualquer pessoa pode sim, superar limites.

Família que pratica esporte unida, vence unida. O exemplo disso é que na equipe Sundown é o marido de Renata, José Ivanildo Silva, também pernambucano foi vencedor da categoria sub 40. “A vitória pra mim é colher um fruto plantado. A premiação é o momento áureo dessa luta para atingir um ojetivo”.

Vindo como exemplo de superação, Marco Melo, também veio de Pernambuco, da mesma cidade que Renata e Ivanildo, Ouricuri! “A organização da prova está de parabéns, não era o que eu imaginava, mas superou todas as minhas expectativas. Certamente estarei de volta o ano que vem”.

A categoria Over 50 fugiu à regra dos pernambucanos e foi parar no Distrito Federal. Ailton José dos Santos no começo da prova ainda em Fortaleza tinha a expectativa de ganhar a prova; era a segunda vez que vinha ao Cerapió e gostou tanto que trouxe mais quatro amigos, mas na verdade foi ele que levou o prêmio. Vitória mais que merecida depois de enfrentar o sol, chuva, serração, trilhas e uma subida de tirar o fôlego na Serra da Ibiapaba.

Depois de quatro dias de uma aventura emocionante os setenta e quatro participantes do Rally de bikes do Cerapió só podem receber os aplausos de todos por superarem seus limites e exapandirem o espírito aventureiro do Rally Cerapió!

RESULTADO DA GERAL – 4ª ETAPA RALLY DE BIKES CERAPIÓ 2010
1º Cícero Marcio da Silva – BA (Elite)
2º José Roberto do Nascimento – PE (Elite)
3º Francisco de Assis Araújo – PI (Elite)
4º Francisco Ronaldo Souza Silva – CE
5º José Ivonildo de Sousa – CE (Sub 40)

CATEGORIA ELITE
1º Cícero Marcio da Silva – BA
2º Francisco de Assis Araújo – PI
3º José Roberto do Nascimento
4º Francisco Ronaldo Souza Silva – CE
5º Diego de Almeida Ferreira – CE

CATEGORIA FEMININA
1º Renata Rodrigues – PE
2º Francisca Carla F Rabelo – CE
3º Marta Cantarino – DF

CATEGORIA SUB 30
1º José Gomes da Silva – PE
2º Gilberto de Souza Silva – CE
3º Francisco de Oliveira Lima Jr. – CE
4º Ronivalter Luis da Silva – PE
5º Antonio Ricardo da Silva – CE

CATEGORIA SUB 40
1º José Ivonildo Silva – PE
2º Ronaldo Gonçalves – MG
3º Josias Barbosa – MG
4º Wallace Santos Brito – CE
5º Juvenal Batista – CE

CATEGORIA OVER 40
1º Marco Melo – PE
2º Clécio Ricardo Bazanelli – SP
3º José Ribamar da Silva – PI
4º Ernesto Rocha – CE
5º Aldo Ferro e Silva Neto – PI

CATEGORIA OVER 50
1º Ailton José dos Santos – DF
2º Cesário Ferreira D Neto – PE
3º Nelson Moreira Gomes – DF
4º Thevoz Jean-Francois – CE
5º Carlos Onofre Moreira – DF