Publicidade

Alguns dos melhores pilotos e navegadores do pa¡s estarÆo reunidos entre os dias 7 e 9 de maio na cidade de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro.

O motivo ‚ a realiza‡Æo do Rally do Petr¢leo 2004, segunda etapa do Brasileiro de Rally Cross Country e abertura da Copa Baja 2004, que ainda ter  outros trˆs eventos: Rally das Montanhas (maio), Rally do Caf‚ (setembro) e Rally Terra Brasil (outubro). O Rally do Petr¢leo ter  cerca de 250 quil“metros de trilhas, com grande variedade de terrenos, exigindo bastante habilidade dos participantes. A largada promocional, que abre oficialmente o evento, acontece na sexta-feira, …s 21 horas.

Uma das mais tradicionais disputas do calend rio nacional, a Copa Baja 2004 promete repetir os mesmo equil¡brio das edi‡äes anteriores. E para come‡ar, nada melhor do que uma prova bastante t‚cnica, com terrenos variados. “Ser  um evento bem duro, especialmente no primeiro dia. Os participantes enfrentarÆo trechos r pidos, subidas e descidas fortes, pedras e areia”, explica Dyon¡sio Malheiro, diretor da Adventure, promotora da Copa Baja.

Com essa expectativa, as feras da categoria vÆo acelerar forte em Campos de Goytacazes. E destaques nÆo vÆo faltar. Entre as motos, estÆo confirmados Jos‚ H‚lio, bicampeÆo do Rally dos Sertäes; o experiente Juca Bala, tamb‚m vencedor do Sertäes e com grande experiˆncia internacional, e Jean Azevedo (Petrobras Lubrax), tricampeÆo nacional de Rally Cross Country e atual vencedor da Copa Baja (Super Production).

Publicidade

Entre os carros, as duplas Guilherme Spinelli/Marcelo V¡volo (Mitsubishi Racing), campeÆ do Brasileiro em 2003 e primeiro colocado no Rally Rota Sul; Ingo Hoffmann/Alberto Zoffmann (Mitsubishi Racing); Klever Kolberg/Lourival Roldan (Petrobras Lubrax), dupla vice-campeÆ do Rota Sul e que disputa o Paris-Dakar; Renˆ Mello/Marcus Mello (Chevrolet Rally Team) e Edu Piano/Rog‚rio Almeida (Chevrolet Rally Team), estarÆo brigando pelo topo do p¢dio. A grande ausˆncia na prova ser  a dupla dio Fuchter/Milton Pereira (Chevrolet Rally Team), campeÆ do Rally do Petr¢leo no ano passado.

Na categoria caminhäes, a luta pelo primeiro lugar vai ser entre as duplas Carlos Salvini/Guido Salvini (Salvini Racing), vencedora em 2003; Ricardo Domingos/Nilo de Paulo (Territ¢rio 4X4 Rally Team/Ford/Delphi), campeÆ do Rota Sul 2004; e Luciano Braga da Cunha/Carlos dos Santos (Yahn Racing/VW), vice-campeÆ do Rota Sul deste ano.

O calend rio da Copa Baja 2004 ‚ o seguinte: Rally do Petr¢leo, de 7 a 9 de maio, Campos dos Goytacazes (RJ); Rally das Montanhas, de 28 a 30 de maio, Socorro (SP); Rally do Caf‚, de 4 a 7 de setembro, Po‡os de Caldas (MG); e Rally Terra Brasil, de 8 a 12 de outubro, Rio das Ostras (RJ) at‚ Vit¢ria (ES).