Publicidade

A 4ª edição do Rally do Pirão já mexe com os ânimos do Brasil inteiro; literalmente. A prova, que acontece neste final de semana, nos dias 15 e 16 de novembro, reúne mais de 80 competidores, nas motos, carros 4×4, quadriciclos e UTV’s, de quatro regiões do país, e serve como preparação para o Piocerá 2015, um dos principais ralis de regularidade das Américas.

Terceiro dia do Cerapió 2014 teve chuva e muita trilha - foto de Ângelo Savastano

Rally do Pirão acontece neste final de semana

Com largada em São Luís (MA), no sábado, chegada em Timon (MA), no domingo, e festa de premiação em Teresina (PI), a competição, naturalmente, recebe em sua maioria pilotos dos estados da região Nordeste, como Piauí, Maranhão e Ceará. Entretanto, o interesse em encarar os desafios do sertão nordestino atrai também participantes dos outros cantos do território nacional.

Da região Norte, há representantes do Acre, Pará e Tocantins. Pela distância não ser muito grande, os paraenses chegarão em grande número. Mais de 10 pilotos do estado já estão confirmados para o Rally do Pirão. Um deles é Antônio de Souza, de 54 anos, que disputará entre as Motos Rally.

Publicidade

“Eu já participei várias vezes do Rally Piocerá. Hoje estou indo mais num clima de tranquilidade para o Pirão. Tenho uma amizade muito grande com o irmão [Ehrlich] Cordão, que é quem organiza a prova. Sempre que ele está envolvido, temos certeza de uma ótima estrutura. Então vou para me divertir”, diz Antônio, para em seguida revelar que servirá como aquecimento para o Piocerá. “Vai ser importante para já ir esquentando o pessoal daqui para o Piocerá. Esperamos ir com uma turma ainda maior em janeiro”, explica.

Entre os sulistas, há Edivaldo Luiz Soette, de 44 anos. O paranaense já confirmou sua participação entre as motos, na categoria de novatos, e explica por que decidiu atravessar o país para participar do Pirão: “Sempre tive essa vontade de participar de uma prova de enduro mais longa. Será muito legal, com certeza. Temos o sonho ainda de futuramente participar de provas ainda maiores, até mesmo o Piocerá de 2015”, diz. “Será difícil porque não conheço muito o terreno, mas vou buscar completar a prova e adquirir conhecimento e experiência”, finaliza. Entre competidores do Sudeste, cariocas e mineiros também participarão da do Pirão 2015.

A prova, que integra o Cerapió Series, também valerá pontos para os campeonatos piauiense e maranhense de Enduro e Rali de Regularidade. Os desafios serão intensos ao longo dos dois dias de competição, e os participantes terão que superar trilhas desafiadoras, árvores caídas, estradinhas de cascalhos, travessia de rios e muita navegação.

No dia 14, sexta-feira, a vistoria técnica será feita no São Luís Shopping, em São Luís (MA), das 9 às 16h. O briefing acontece às 17h, e às 19h30 a largada promocional, no estacionamento do local, onde é esperado um grande público. No sábado, o Rally do Pirão começará para valer, às 7h da manhã.

Publicidade

Programação Rally do Pirão 2014

Sexta-feira (14/11)
Vistoria técnica: 9h às 16h
Briefing: 17h
Largada promocional: 19h30
Local das atividades: São Luís Shopping, em São Luís (MA)

Sábado (15/11)
1º dia – 375 km de trajeto
Trajeto: São Luís (MA) – Codó (MA)

Domingo (16/11)
2º dia – 235 km de trajeto
Trajeto: Codó (MA) – Timon (MA)

Publicidade