Publicidade

Piso de areia deve elevar as m‚dias de velocidade da £ltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A nona edi‡Æo do Rally dos Amigos, que ser  disputada nos dias 1 e 2 de dezembro, na cidade de Itatinga (SP), ‚ bem mais do que apenas a £ltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A competi‡Æo carrega no nome e na tradi‡Æo o verdadeiro esp¡rito das disputas off road. Foi das confraterniza‡äes entre amigos que surgiu o evento, um dos mais aguardados e movimentados da temporada, que conta com todo o suporte da Dunas, a mesma que promove anualmente o Rally Internacional dos Sertäes.

Para refor‡ar a id‚ia de um rali para todos, desta vez haver  espa‡o at‚ mesmo para quem nÆo possui ve¡culos com as especifica‡äes t‚cnicas exigidas pelo regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Para os novos competidores, foi criada a categoria Cross, que nÆo vale para o torneio nacional, destinada a equipamentos que nÆo se enquadram em nenhuma das classes existentes (Brasil, Marathon, Production e Super Production), como prot¢tipos ou motocicletas usadas em provas de MotoCross.

O fim de semana do Rally dos Amigos define tamb‚m os campeäes de todas as categorias. E sobram disputas interessantes. Reinaldo Varela e Felipe Gianetti estÆo em busca da ta‡a na Production Diesel. Entre os caminhos, ‚ hora de conhecer o vencedor do confronto entre Amable Barrasa, Carlos Salvini e Luciano Cunha. Pela categoria Prot¢tipo, os candidatos sÆo Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Klever Kolberg. E na Super Production a conquista ficar  entre Murilo Serrano, Maur¡cio Neves e Felipe Bibas.

Publicidade

O palco da decisÆo, por assim dizer, j  est  pronto. No total, a prova ter  186 km, com uma novidade em rela‡Æo ao regulamento da competi‡Æo. As etapas devem contar com no m¡nimo duas especiais, mas a Dunas conseguiu uma autoriza‡Æo especial da ComissÆo Nacional de Rally para realizar apenas uma, com 154 km (dois trechos de deslocamento inicial e final, com 16 km cada, completam o percurso). Mas de acordo com o respons vel pelo levantamento, Edu Sachs, a planilha ser  definida somente na pr¢xima semana.

“Na pr¢xima ter‡a-feira (21) eu estarei em Itatinga montando a planilha. De qualquer forma, o roteiro est  prontinho. O piso ser  predominantemente de areia. Haver  boa visibilidade, porque o trecho tem menos  rvores do que no ano passado. Deve ser uma prova muito r pida, atingindo cerca de 150 km/h, em trechos sinuosos, que exigem bastante da navega‡Æo”, afirma Edu Sachs. Ele adianta que a prova foi aumentada e ser  disputada no sentido contr rio ao de 2005.

Um ponto interessante do Rally dos Amigos ser  a necessidade de abastecimento para alguns ve¡culos, principalmente para as motos com motor dois tempos ou aquelas que contam com tanque de combust¡vel reduzido. “A prova vai exigir demais do motor das motos e algumas precisam parar mesmo, nÆo tem jeito. Haver  dois pontos de reabastecimento, nos quil“metros 63 e 112, o que deve deixar a prova ainda mais movimentada e interessante”, conclui.

Inscri‡äes – Os pilotos interessados podem garantir presen‡a entrando no site oficial da Dunas, organizadora do evento, no endere‡o www.dunas.com.br. As inscri‡äes online vÆo at‚ o dia 29 de novembro. Os valores j  foram definidos. A taxa de inscri‡Æo ser  de R$ 180 para motos e quadriciculos e R$ 400 para carros e caminhäes.

Publicidade