Publicidade
Foto: Denísio do Nascimento

Foto: Denísio do Nascimento

Prova realizada sábado em Itatinga reuniu 267 competidores em quatro categorias

O Rally dos Amigos, encerrado neste sábado na cidade de Itatinga, interior de São Paulo, definiu os campeões brasileiro de Cross Country em várias categorias. A prova de Itatinga teve a vitória nos Carros, da dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli, Entre as motos, Denisio do Nascimento ficou em primeiro, enquanto Francisco Amaury Olsen ganhou a Quadriciclos e o trio Guido Salvini Netto/Fernando Chwaigert/Weidner Moura levou na Caminhões.

Na disputa pelo Brasileiro, Maurício Neves é o novo campeão nos Carros, Amable Barrasa ganhou nos Caminhões. A categoria motos definiu quatro títulos e os Quadriciclos mais dois.

Publicidade

Maurício Neves garantiu o título nacional pilotando uma Mitsubishi L-200 Evolution. Depois de 160 quilômetros de prova, ele e seu navegador Clécio Maestreli, da equipe Promacchina, chegaram em segundo lugar. Foram beneficiados pela punição de 10 horas sofrida por Jean Azevedo e Youssef Haddad, que acabaram em último. Com isso, Jean Azevedo terminou em segundo lugar no Brasileiro. Jean e Haddad teriam aberto o capô carro, na zona de controle (logo após a chegada), o que é proibido pelo regulamento.

“Estamos muito contentes, pois ganhamos três títulos num só dia. Disse e repito que o Amigos é muito pior do que qualquer etapa do Sertões, pois o ritmo é outro e fico mais feliz ainda por ter conquistado esse rali pela terceira vez (2005, 06 e 08). Quanto à punição ao Jean, só posso dizer que os comissários estavam ali para cumprir o regulamento e, neste ano, outros pilotos já foram punidos por esse mesmo problema”, completou Maurício.

Inconformado com a punição, Jean Azevedo promete entrar com recurso, na segunda-feira, junto à Confederação Brasileira de Automobilismo, o que poderá deixar sub judice o resultado final desta temporada. “Tentei protestar e fazer um recurso logo após a prova, mas não consegui. Agora, no início da semana, vou consultar meus advogados e entrar com recurso de qualquer maneira”, garantiu Jean Azevedo.

Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Carros
1- Maurício Neves/Clécio Maestrelli (Promacchina) – 2h20m26s
2- Marcos Moraes/Deco Muniz (MEM Rally) – 2h25m08s
3- Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (MEM Rally) – 2h26m27s
4- Edu Piano/Fausto Dallape (Território 4×4) – 2h26m46s
5- João Cardoso/Gilson Rocha (Promacchina) – 2h30m53s

Publicidade

Categoria Motos – Denísio do Nascimento conquistou seu primeiro título do Rally dos Amigos. O piloto da Equipe Megamoto Copobras completou o percurso com o tempo de 2h17min04s e cruzou a linha de chegada pouco mais de dois segundos à frente de Zé Hélio, campeão do Rally Internacional dos Sertões deste ano, que marcou 2h17min07s.

“Acho que é verdade mesmo quando dizem que a primeira vez a gente nunca esquece. Esta vitória vai ficar na minha memória, pois além de importante foi uma grata surpresa, pois teve muita gente renomada na prova e ainda sofri uma queda no km 5. Mas me acalmei, pois estava bastante nervoso no começo, e deu para me recuperar”, completou Denisio.

Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Motos
1) Denisio do Nascimento, 2h17min04s
2) Zé Hélio, 2h17min07s
3) Sérgio Henrique Klaumann,2h17min15s
4) William Alves Guimarães, 2h20min36s
5) Valmir Targino, 2h20min40s

Categoria Quadriciclos – Francisco Amaury Olsen ganhou um presente de Natal antecipado ao ser surpreendido com a vitória. Depois de terminar em terceiro lugar, Olsen viu o primeiro lugar cair no colo quando os comissários desclassificaram Cristiano de Sousa Batista e puniram com cinco minutos no tempo final o segundo colocado Antonio Carlos Gonçalves Jr.

Publicidade

“Na vida é preciso ter sorte e também saber pilotar. Fiquei surpreso com a vitória em minha terceira participação no Rally dos Amigos. Sabia que tinha um quadri confiável e com possibilidades de ficar entre os cinco primeiros e acabei ganhando”, disse Olsen, de 59 anos, que superou 29 concorrentes.

Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Quadriciclos
1- Francisco Amaury Olsen, 2h30min46s
2- Leontino Kalbusch Neto, 2h30min57s
3- Carlos Collet, 2h32min52s
4- Antonio Carlos Gonçalves Jr., 2h33min02s
5- Max Douglas Braga, 2h35min17s

Categoria Caminhões – Para conquistar o Brasileiro de Cross Country entre os caminhões, Guido Salvini precisava vencer o Rally dos Amigos e torcer para Amable Barrasa não pontuar. Salvini fez sua parte e ganhou o Rally dos Amigos, mas Amable ficou em segundo e garantiu o título nacional.

Os cinco primeiros na do Rally dos Amigos Categoria Caminhões
1- Guido Salvini Netto/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira (Salvini Racing) – 2h10m51s
2- Amable Barrasa/José Papacena Neto/Rafael Bettoni (Autoliner) – 2h13m30s
3- Ulysses Marinzeck/José Carvalho/Evandro Batz (Autoliner) – 2h17m51s
4- Marcos Pegoraro/Rogeverson Pimenta (Leão Racing) – 2h36m13s
5- Luciano Braga/Orestes Bacchetti Jr. (Vipal) – 2h38m10s

Campeões brasileiros de Rally Cross Country
Categoria Carros Geral:
Campeão: Mauricio Neves
Vice: Jean Azevedo

Categoria Caminhões:
Campeão: Amable Barrasa
Vice: Guido Salvini

Categoria Motos:
Rally Brasil
Campeão: Ramon Sacilotti
Vice: José Adauto Cimeta

Rally Production
Campeão: Denísio do Nascimento
Vice: Aristides Mafra

Rally Sport
Campeão: Sergio Augusto Klaumann
Vice: Mateus Salles

Rally Extreme
Campeão: Sérgio Henrique Klaumann
Vice: Jackson Felback

Quadri 450
Campeão: Cristiano Sousa Batista
Vice: Antonio Carlos Gonçalves

Quadri Extreme
Campeão: Carlos Collet
Vice: André Suguita

O Rally dos Amigos foi organizado pela Dunas Race, empresa também responsável pelo Rally Internacional dos Sertões, uma das maiores provas off road do mundo, e pelo Campeonato Dunas Supercross, válido pelo brasileiro da modalidade. O patrocínio foi de Honda e Ipiranga e os apoios foram de Bunnet, Prefeitura de Itatinga, Fazenda Suzano e Fazenda Eucatex, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).