Publicidade
Foto: Luiz Hernandez disputa o Rally dos Amigos

Foto: Luiz Hernandez disputa o Rally dos Amigos

Nielsen Bueno (motos), Luis Hernandez (quadriciclos), Ingo Hoffmann/Lourival Roldan (carros) e Luciano Cunha/Orestes Bachetti (caminhäes) foram os destaques da 10¦ edi‡Æo do evento, realizada em Itatinga (SP)

Em uma prova que exigiu grande habilidade t‚cnica na pilotagem, o Rally dos Amigos encerrou neste s bado a temporada nacional de rali cross country. A 10¦ edi‡Æo do tradicional evento foi realizada na cidade de Itatinga, no interior paulista, com participa‡Æo de renomados competidores da modalidade. Nos carros, Ingo Hoffmann e o navegador Lourival Roldan foram os mais r pidos. J  nas motos, Nielsen Bueno, conhecido pelos bons resultados no enduro, faturou o t¡tulo pela primeira vez. Os outros destaques foram Luiz Hernandez (quadriciclos) e Luciano Cunha/Orestes Bachetti (caminhäes).

O Amigos foi v lido como sexta e £ltima etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade para carros, motos e caminhäes. As principais dificuldades impostas aos competidore s foram o solo arenoso e a alta temperatura. No total, 200 motos e quadris (n£mero m ximo permitido), 43 carros e 2 caminhäes participaram do evento. “Os pilotos prestigiaram em peso, estamos muito felizes com a participa‡Æo de todos”, comentou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa respons vel pelo Amigos e pelo Rally Internacional dos Sertäes.

Publicidade

Foto: Ingo Hoffmann e Lourival Roldan vencem o Rally dos Amigos entre os carros

Foto: Ingo Hoffmann e Lourival Roldan vencem o Rally dos Amigos entre os carros

O organizador viveu ainda o outro lado da prova, estreando como piloto entre os carros. Ao lado da navegadora Andr‚a Portas, conquistou a quinta posi‡Æo na geral. “Como havia corrido apenas de moto, demorei para assimilar a presen‡a do navegador. Foi um bom resultado”, continuou Marcos.

BicampeÆo – Pela quarta vez no Rally dos Amigos, Ingo Hoffmann comemorou o bicampeonato. Ele usou a experiˆncia ao seu fav or. “A prova foi sensacional, apesar de nÆo ser novidade para mim. O evento tem um tipo de terreno que ‚ extremamente cansativo para a pilotagem, pois o areiÆo deixa o percurso muito travado. Para se ter uma id‚ia, nÆo consegui acionar o botÆo e beber  gua, j  que tinha de mexer o volante o tempo todo”, contou.

Na classifica‡Æo do Campeonato Brasileiro, Ingo e o navegador Lourival Roldan ficaram com o vice-campeonato. O t¡tulo foi conquistado por Felipe Bibas/Emerson Cavassin.

Publicidade

T¡tulo in‚dito – Nas motos, Nielsen Bueno estreou no Amigos com t¡tulo in‚dito. “Faz tempo que eu queria competir neste evento. NÆo pensei que fosse vencer, pois venho de outra modalidade (enduro), mas fiz uma prova com a cabe‡a e nÆo cometi erros”, comentou o campeÆo. “A poeira judiou os pilotos, mas a prova estava bem sinalizada. Foi nota 10”, continuou Bueno.

O Brasileiro chegou totalmente definido a Itatinga, sendo que o destaque da temporada foi o piloto Jos‚ H‚lio, vencedor da categoria Super Production e do Rally dos Sertäes 2007. Ele nÆo conseguiu completar o Amigos por problemas el‚tricos em sua moto. “Faltava 1,8 quil“metro de prova quando tive de abandonar. Mas cumpri o objetivo principal, que era treinar para o Rally Dakar”, concluiu.

5¦ etapa – Paralelamente ao Amigos, a cidade de Itatinga sediou no per¡odo da manhÆ quinta etapa do Brasileiro para carros e caminhäes. Na Production, Andr‚ Sawaya e Joaquim Bicudo venceram, seguidos por Adriano LeÆo/Rafael Capoani e Luiz Facco/Glauber Fontoura. Felipe Bibas e Emerson Cavassin f oram os mais r pidos na Prot¢tipo, na frente de Maur¡cio Neves/Cl‚cio Maestrelli e Roberto Reijers/Rog‚rio de Almeida. Carlos Salvini e Guido Salvini representaram os caminhäes.

Classifica‡Æo geral Rally dos Amigos
Motos
1 – Nielsen Bueno (1h45min)
2 – Juca Bala (1h47min)
3 – Felipe Zanol ((1h47min)
4 – Massoud Nassar (1h48min)
5 – Sthenio Pessanha (1h49min)

Publicidade

Quadriciclos
1 – Luiz Hernandez (1h52min)
2 – Carlo Collet (1h58min)
3 – Luis Paschoalin ((2h02min)
4 – Valdir do Amaral (2h03min)
5 – Cristiano Batista (2h04min)

Carros
1 – Ingo Hoffmann/Lourival Roldan (1h51min)
2 – Felipe Bibas/Emerson Cavassin (1h52min)
3 – Paulo Nobre “Palmeirinha”/Cl udio Vallone (1h52min)
4 – Adriano LeÆo/Rafael Capoani (1h59min)
5 – Marcos Moraes/Andrea Portas (1h59min)

Caminhäes
1 – Luciano Cunha/Orestes Bachetti (2h30min)
2 – Guido Salvini Neto/Fernando Mont  Filho/Fernando Chwaigert (2h31min)

O 10§ Rally dos Amigos ‚ organizado e promovido pela Dunas Race e conta com o patroc¡nio da Goodyear e apoio da Prefeitura de Itatinga.